segunda-feira, 12 de outubro de 2009

VOO 1223 ACIDENTE COM T6-G- CHIMOIO


Augusto Ferreira
2ºSargto Melec/Av Tete
Coimbra

Acidente fatal com T6G no Chimoio-Moçambique


Amigos, com algum atraso, que me desculpe o companheiro Vitorino Teixeira, só hoje me foi possível ,responder ao seu voo pelo nosso espaço nº 1197.Antes de mais um grande abraço para ti.
Pois amigo Vitorino, além do fatídico acidente, que vitimou estes dois nossos amigos, guardo gratas recordações, das minhas esporádicas passagens, pelo “Aeroclube do Chimoio” em Vila Pery.As pessoas com quem contactei lá, naqueles anos 1973/74, foram sempre de uma simpatia extrema, para com o pessoal da nossa Força Aérea.Recordo-me que o Sr. Presidente do Aeroclube, naquela altura, fazia questão de nos alojar sempre, nos anexos que tinha junto á sua casa. Lembro-me que se dedicava ao aeromodelismo e mostrava-nos sempre os seus minimodelos com grande entusiasmo.Dava ordens no bar do aeroclube, para o pessoal da FAP, beber o que quisesse gratuitamente.Na altura, estava lá um piloto americano, que efectuava a pulverização de insecticidas no algodão, que aproveitava sempre, o tempo em que estavam a reabastecer o seu avião monomotor, de combustível e insecticida, para beber no bar mais um Whisky.Havia lá um mecânico civil, que dava apoio aos aviões e Táxis Aéreos, que se chamava (se a memória não me falha) Catalarrana, com quem mantínhamos excelentes relações.Cheguei a ser convidado, logo que terminasse a minha comissão de serviço, para trabalhar no Aeroclube, pois na altura, não dispunham nos quadros, de um Electricista de Avião.Entretanto acontece o 25 de Abril, as coisas alteraram-se e resolvi regressar.
Amigo Vitorino, no meu relato do acidente do T6G em 1974, não entrei em grandes pormenores sobre o acidente, com deves calcular, pois tratava-se de um avião militar. Sobre o que é que o originou, ( se bem me lembro foi a um domingo ), o seu segundo ocupante, que inicialmente pensámos, teria sido o mecânico MMA de serviço. Mais tarde soubemos que não.Temos só que lamentar, o desaparecimento daquelas duas vidas.





Para complementar a primeira notícia, envio-te a outra foto, que nos tiraram na altura os dirigentes do Atlético, que estiveram lá no célebre jogo com o Textáfrica, para a Taça de Portugal e ainda a medalha, que nos entregaram, na altura das despedidas.Amigo Vitorino vivo em Coimbra, sei que estiveste com amigos do Chimoio, há pouco tempo aqui no Buçaco. Quando vieres para esta zona diz.Mais uma vez um grande abraço para ti.
Para os nossos comandantes e toda a linha da frente, vai também o habitual grande abraço.
Até breve
Augusto Ferreira