domingo, 1 de novembro de 2009

VOO 1251 DA DISCUSSÃO SAI A LUZ.



António Six
Esp.MMA Guiné
Pontével


A polémica á volta dos Fiat G- 91

Por ter sido especialista da BA 12 no GO. 1201 nos anos 1968 e 1969, dei-me ao cuidado de consultar os meus apontamentos e assim tentarei lançar mais umas achas para a fogueira:
O Fiat G-91é começado a ser fabricado em 1958 para a NATO. o primeiro protótipo voa em 1956.







Estes aviões sendo da Nato não poderiam combater nas Províncias Ultramarinas, assim sendo, foi Portugal comprar á RFA 40 aviões que teriam (???) sido encomendados pela Grécia e pela Turquia que os rejeitaram.(Um golpe de génio da diplomacia Portuguesa).
Rezava o ano de 1965 quando chegaram os primeiros aviões Fiat G 91 a Alverca vindo a voar da Alemanha passando depois para a BA 5 Monte Real (esquadrilha 51)
Em Junho de 1966 foram colocados na BA12 na esquadrilha 121 “Os Tigres”
Com o aparecimento dos mísseis as missões começaram a ser mais complicadas tendo sido mudadas as pinturas dos aviões.
Relembro que em 1968- o Ten.Cor. Costa Gomes, foi atingido e que se ejectou, saindo ileso.
25 de Março de 1973- Ten. Cardoso Pessoa , atingido e recuperado
28 de Março de 1973 –Ten. Cor.Almeida Brito, atingido faleceu
Os Fiat G 91da esquadra 121 estiveram ao serviço durante 8 anos e voaram mais de 10.000 horas.
Espero ter contribuído para qualquer dúvida, mas se por acaso estiver enganado aguardo melhor informação e esclarecimento pois meus amigos DA DISCUSSÃO SAI A LUZ
Cumprimentos
António Six