segunda-feira, 2 de novembro de 2009

VOO 1252 O MEU ENCONTRO COM O ZÉ LEAL.


Victor Barata
Esp.Melec./Inst./Av. Guiné
Vouzela


Gostava de poder conseguir transcrever neste espaço o que o meu ego gravou no encontro do dia 31 entre mi e o José Leal em Caminha, sua aérea de residência, mas não consigo!
O meu conhecimento com este nosso companheiro, resumia-se apenas e só, ao dialogo mantido através deste Blog e do AB7,embora as referencias à sua pessoa fossem as mais elogiosas.Sendo o Zé Leal Licenciado em Educação Física, exercendo a profissão de professor na disciplina e estando o meu filho, licenciado em Motricidade Humana, a elaborar um projecto sobre a planificação e gestão de um ginásio, recorri aquele nosso companheiro no intuito de ele saber de alguém que pudesse colaborar com ele, no sentido de poder observar um ginásio devidamente equipado, assim como o diálogo com gestor do mesmo.À boa maneira que a FAP nos fez ser uma família amiga e coesa, de imediato se disponibilizou para o assunto, marcando encontro no dia 31, sábado passado, em sua casa na referida, e linda, localidade de Caminha.Ia conhecer fisicamente, só nos conhecíamos por fotos, o Zé Leal!
Aproximo-me da “pista” de Caminha:
-Zé Leal, Zé Leal, Victor chama, escuto.
-Bom-dia Victor. Estou à escuta, transmite.
-Autorização para aterragem.
-Ok. Autorizado. Siga para a placa “Repsol”


Legenda: Esta foto assinala o momento em que eu à dirª e o Zé Leal à esqª,nos conhecemos fisicamente .
Foto:
Victor Barata (direitos reservados)

Aqui chegado, sou recebido por este nosso companheiro, que embora não tenha sido MMA e muito menos Espª, recebeu-me e estacionou-me impecavelmente bem junto à sua casa.Os cumprimentos próprios entre velhos companheiros da FAP, quede imediato se tornam extensivos aos familiares que nos receberam, sua esposa, filha e filho.


Legenda: O Zé Leal ladeado pelo meu filho e eu pela sua filha e esposa.
Foto.
Pedro Leal(direitos reservados)


Legenda: O Tiago Barata e o Pedro Leal analisando o projecto,tendo entre eles um amigo deste.
Foto:
José Leal(direitos reservados)

Sem quer retirar virtudes a ninguém, esta nossa família FAP conseguiu transmitir aos seus vindouros, toda, ou quase toda, a escola que aprendeu no passado quando fomos militares naquela arma.Uma das condicionantes impostas pelo Zé neste meu encontro com ele, era que o almoço fosse em sua casa. Obviamente que nem repostei, além de não estar autorizado e ser uma ordem, a vida também está má…


Legenda: O Zé Leal e o Victor Barata durante a refeição.
Foto:
Pedro Leal (direitos reservados)

Sentamo-nos à mesa para iniciarmos a refeição.Embora seja uma pessoa de fácil adaptação, permitam que vos diga que a simplicidade e simpatia com que esta magnifica família me recebeu, juntamente com o meu filho, deixou-me tão sensibilizado que até tive a sensação de os conhecer à muitos anos.A espontaneidade com que dialogamos e alegria reflectida nos olhos de todos “obrigou-me”a ser seu familiar também.
Permite-me que te diga Zé, que a tua família “disse-me”que és um bom marido e um bom pai.
Que Deus vos conserve assim por muitos anos.
Para finalizar, quero dizer a quem ainda não sabe, que o Zé tens uns dotes culinários de fazer inveja, preparou umas lulas estufadas que regadinhas com um branquinho que bebemos, estavam uma delícia.Não te agradeço porque é proibido fazê-lo, mas fico à tua espera.
Um abraço.
Victor Barata