
Santos Oliveira
SargºMil.AP/Ranger Guiné
SargºMil.AP/Ranger Guiné
Caros Camaradas Victor, demais Cmdts & José Ribeiro
Acerca da afirmação produzida acerca da "aparição" sobre os céus da Guiné dos dois Fiat's G91, posso apertar um pouco mais o período: entre 29 de Dezembro de 65 e meados de Janeiro de 66.Continuo sem saber se voavam em Testes ou já Operacionais.
Acerca da afirmação produzida acerca da "aparição" sobre os céus da Guiné dos dois Fiat's G91, posso apertar um pouco mais o período: entre 29 de Dezembro de 65 e meados de Janeiro de 66.Continuo sem saber se voavam em Testes ou já Operacionais.

Foto:Santos Oliveira(direitos reservados)
Os F84, de silhueta inconfundível (Cruz de Cristo), já não voavam há seguramente dois anos, portanto desde finais de 1964.
Os F86-Sabre, tive que estudar muito bem o seu desenho e silhueta, antes de os ver voar, ainda durante o período da minha Formação. Também, para mim, se tornaram inconfundíveis, na época.

Voos de Ligação:
Os F86-Sabre, tive que estudar muito bem o seu desenho e silhueta, antes de os ver voar, ainda durante o período da minha Formação. Também, para mim, se tornaram inconfundíveis, na época.

Legenda: Lockeed P2V-5 Neptune
Foto: Santos Oliveira(direitos resevados)
Foto: Santos Oliveira(direitos resevados)
Era conteúdo da minha Especialidade na parte Anti-Aérea. Deixaram de ser vistos (ou o eram esporádicamente como os PV2) quando as pressões Internacionais e da OTAN se fizeram sentir de forma mais incisiva.
A primeira visão dos Fiat's, na altura da sua passagem criaram a natural curiosidade, pelo que me apressei a averiguar acerca das novas máquinas que nos sobrevoaram; inquirido junto do CMD (CEM) fui informado serem a "substituição dolorosa" dos F86-Sabre, pelas razões atrás assinaladas.Fiquei sempre com igual impressão partilhada pelos altos CMDS do Exército. Quando tive oportunidade de visitar a BA12, não a desperdicei, pelo que ainda pude admirar F86 (já não me lembro se foi a última vez) e os Fiat's em questão, estes, estacionados na Placa mais próxima da antiga Tenda, onde estava instalado o Radar (a Torre de Controle ainda não existia. Creio já estava em construção adiantada). Ninguém me disse nada e eu não questionei ninguém, como mandavam as Regras Militares e a boa educação. Todos procuramos "gente" (especialmente da FA) de 64 a 68 afim de atestar o que afirmo.O José Ribeiro tem todo o direito e autoridade para afirmar o que viu; eu, já lá não estava desde Set66 e neste período muito pode ter acontecido, como acontecia com os P2V5-Neptune que, na maior parte das vezes, vinha de noite desde Cabo Verde, cumpria as Missões e ... desaparecia da Guiné.
Espero que o contributo possa aclarar e ajudar a memória da FA e de quantos, como eu, estavam a ela ligados directa ou indirectamente.
Abraços, do Santos Oliveira Srgt Mil AP/Rang
A primeira visão dos Fiat's, na altura da sua passagem criaram a natural curiosidade, pelo que me apressei a averiguar acerca das novas máquinas que nos sobrevoaram; inquirido junto do CMD (CEM) fui informado serem a "substituição dolorosa" dos F86-Sabre, pelas razões atrás assinaladas.Fiquei sempre com igual impressão partilhada pelos altos CMDS do Exército. Quando tive oportunidade de visitar a BA12, não a desperdicei, pelo que ainda pude admirar F86 (já não me lembro se foi a última vez) e os Fiat's em questão, estes, estacionados na Placa mais próxima da antiga Tenda, onde estava instalado o Radar (a Torre de Controle ainda não existia. Creio já estava em construção adiantada). Ninguém me disse nada e eu não questionei ninguém, como mandavam as Regras Militares e a boa educação. Todos procuramos "gente" (especialmente da FA) de 64 a 68 afim de atestar o que afirmo.O José Ribeiro tem todo o direito e autoridade para afirmar o que viu; eu, já lá não estava desde Set66 e neste período muito pode ter acontecido, como acontecia com os P2V5-Neptune que, na maior parte das vezes, vinha de noite desde Cabo Verde, cumpria as Missões e ... desaparecia da Guiné.
Espero que o contributo possa aclarar e ajudar a memória da FA e de quantos, como eu, estavam a ela ligados directa ou indirectamente.
Abraços, do Santos Oliveira Srgt Mil AP/Rang
PS: As boas maneiras obrigariam a incluir neste Mail, o José Ribeiro, a quem peço desculpa, mas não sei do seu Endereço Electrónico.
Voos de Ligação:
Voo 1239 Fiat G-91 nº5411 abatido pelo IN – Victor Oliveira
Voo 1241 A data da chegada do Fiat G91 à Guiné – Santos Oliveira
Voo 1245 Não vou dizer mais nada sobre os Fiat-G91 na Guiné – José Ribeiro
Voo 1251 Da discussão sai a luz – António Six