Santos Oliveira
SargºMil.AP/Ranger Guiné
SargºMil.AP/Ranger Guiné
Caros Camaradas Victor, demais Cmdts & José Ribeiro
Acerca da afirmação produzida acerca da "aparição" sobre os céus da Guiné dos dois Fiat's G91, posso apertar um pouco mais o período: entre 29 de Dezembro de 65 e meados de Janeiro de 66.Continuo sem saber se voavam em Testes ou já Operacionais.
Legenda: F-86F SabreAcerca da afirmação produzida acerca da "aparição" sobre os céus da Guiné dos dois Fiat's G91, posso apertar um pouco mais o período: entre 29 de Dezembro de 65 e meados de Janeiro de 66.Continuo sem saber se voavam em Testes ou já Operacionais.
Foto:Santos Oliveira(direitos reservados)
Os F84, de silhueta inconfundível (Cruz de Cristo), já não voavam há seguramente dois anos, portanto desde finais de 1964.
Os F86-Sabre, tive que estudar muito bem o seu desenho e silhueta, antes de os ver voar, ainda durante o período da minha Formação. Também, para mim, se tornaram inconfundíveis, na época.
Voos de Ligação:
Os F86-Sabre, tive que estudar muito bem o seu desenho e silhueta, antes de os ver voar, ainda durante o período da minha Formação. Também, para mim, se tornaram inconfundíveis, na época.
Legenda: Lockeed P2V-5 Neptune
Foto: Santos Oliveira(direitos resevados)
Foto: Santos Oliveira(direitos resevados)
Era conteúdo da minha Especialidade na parte Anti-Aérea. Deixaram de ser vistos (ou o eram esporádicamente como os PV2) quando as pressões Internacionais e da OTAN se fizeram sentir de forma mais incisiva.
A primeira visão dos Fiat's, na altura da sua passagem criaram a natural curiosidade, pelo que me apressei a averiguar acerca das novas máquinas que nos sobrevoaram; inquirido junto do CMD (CEM) fui informado serem a "substituição dolorosa" dos F86-Sabre, pelas razões atrás assinaladas.Fiquei sempre com igual impressão partilhada pelos altos CMDS do Exército. Quando tive oportunidade de visitar a BA12, não a desperdicei, pelo que ainda pude admirar F86 (já não me lembro se foi a última vez) e os Fiat's em questão, estes, estacionados na Placa mais próxima da antiga Tenda, onde estava instalado o Radar (a Torre de Controle ainda não existia. Creio já estava em construção adiantada). Ninguém me disse nada e eu não questionei ninguém, como mandavam as Regras Militares e a boa educação. Todos procuramos "gente" (especialmente da FA) de 64 a 68 afim de atestar o que afirmo.O José Ribeiro tem todo o direito e autoridade para afirmar o que viu; eu, já lá não estava desde Set66 e neste período muito pode ter acontecido, como acontecia com os P2V5-Neptune que, na maior parte das vezes, vinha de noite desde Cabo Verde, cumpria as Missões e ... desaparecia da Guiné.
Espero que o contributo possa aclarar e ajudar a memória da FA e de quantos, como eu, estavam a ela ligados directa ou indirectamente.
Abraços, do Santos Oliveira Srgt Mil AP/Rang
A primeira visão dos Fiat's, na altura da sua passagem criaram a natural curiosidade, pelo que me apressei a averiguar acerca das novas máquinas que nos sobrevoaram; inquirido junto do CMD (CEM) fui informado serem a "substituição dolorosa" dos F86-Sabre, pelas razões atrás assinaladas.Fiquei sempre com igual impressão partilhada pelos altos CMDS do Exército. Quando tive oportunidade de visitar a BA12, não a desperdicei, pelo que ainda pude admirar F86 (já não me lembro se foi a última vez) e os Fiat's em questão, estes, estacionados na Placa mais próxima da antiga Tenda, onde estava instalado o Radar (a Torre de Controle ainda não existia. Creio já estava em construção adiantada). Ninguém me disse nada e eu não questionei ninguém, como mandavam as Regras Militares e a boa educação. Todos procuramos "gente" (especialmente da FA) de 64 a 68 afim de atestar o que afirmo.O José Ribeiro tem todo o direito e autoridade para afirmar o que viu; eu, já lá não estava desde Set66 e neste período muito pode ter acontecido, como acontecia com os P2V5-Neptune que, na maior parte das vezes, vinha de noite desde Cabo Verde, cumpria as Missões e ... desaparecia da Guiné.
Espero que o contributo possa aclarar e ajudar a memória da FA e de quantos, como eu, estavam a ela ligados directa ou indirectamente.
Abraços, do Santos Oliveira Srgt Mil AP/Rang
PS: As boas maneiras obrigariam a incluir neste Mail, o José Ribeiro, a quem peço desculpa, mas não sei do seu Endereço Electrónico.
Voos de Ligação:
Voo 1239 Fiat G-91 nº5411 abatido pelo IN – Victor Oliveira
Voo 1241 A data da chegada do Fiat G91 à Guiné – Santos Oliveira
Voo 1245 Não vou dizer mais nada sobre os Fiat-G91 na Guiné – José Ribeiro
Voo 1251 Da discussão sai a luz – António Six