Santos Oliveira
2ºSargºMil. AP/Ranger
Porto
2ºSargºMil. AP/Ranger
Porto
Caros Comandantes
Gostava de poder dar o contributo do Exército ao desafio posto pelo Filipe Abreu no VOO 1282 QUANTOS AERÓDROMOS DE MANOBRAS HAVIA NA GUINÉ?
Será um trabalho interessante saber da evolução das diversas Pistas postas á disposição da FA durante o Conflito.
Será um trabalho interessante saber da evolução das diversas Pistas postas á disposição da FA durante o Conflito.
Reportando-me a Junho de 1965 (data em que saí de Cufar), a Pista de Aviação, tal como estava, era de terra batida com o comprimento total de 2007 metros e 22 metros (médios) de largura para rolagem. Excedia em mais de 15 metros o comprimento da Pista asfaltada da AB12 em Bissalanca (1996/8 metros de comprimento, embora com largura de rolagem superior).Segundo os estudos efectuados sobre as Cartas Militares da Guiné, Cufar era a de maior comprimento no Território.Se, comparada com Tite e ou Catió, obteve uma denominação classificativa diferente, não o era pelas suas inaptidões.
Aeródromo ou Pista, era a designação atribuída pelo Exército a todos os espaços planos ou aplanados e destinados á utilização de Meios Aéreos.
Cufar possuía meios improvisados de abastecimento, do Exército (no caso, em bidões de 200 litros de combustível e bombas manuais de transfega). O reabastecimento deste combustível para as Unidades estacionadas, era feito, desde Bissau, por Barcaças da Marinha. Semelhantemente, assim se processava em Tite e em Catió.Se havia abastecimento de Armamento, tal seria feito por pessoal da Base (BA12) e que se deslocava em Aeronaves ditas de Apoio e apenas durante um curto período de tempo e em alturas de Operações em desenvolvimento. Jamais presenciei esta acção porque nestas alturas as minhas responsabilidades Operacionais não permitiam a minha saída da Posição.
Jorge Félix afirma (1968) que Nova Lamego era um Aeródromo de Apoio com elevada importância: "o maior". Maior pela Arquitectura da Pista, com Pistas de rolagem que poderiam ser utilizadas como pistas principais.
A evolução terá sido muito rápida e evolutiva, talvez por necessidades de cobertura das Zonas do Norte da Guiné, antes pouco afectadas e entretanto ocupadas por acções de Guerrilha.
Miguel Pessoa (1972) reporta que já havia um Destacamento de pessoal da FA em Nova Lamego, havendo, contudo situações pontuais de intervenção. No tempo a que reporto, pelo menos não era conhecido.
Em Brá, existia uma boa Pista de Recurso, entretanto desactivada, e que normalmente, não é referida.
Anexo extractos das Cartas Militares onde estão localizadas as Pistas mencionadas.
Legenda:Carta Militar de Nova Lamego
Foto:Santos Oliveira.
Legenda:Carta Militar de Tite
Foto:Santos Oliveira
Legenda:Carta Militar de Catió.
Foto:Santos Oliveira
Legenda:Carta Militar de Cufar.
Foto:Santos Oliveira
VB.Companheiro Oliveira,obrigado pela pormenorização do relato que nos deixas sobre este tema,Aeródromos na Guiné.
São estes tipo de dialogo que enriquece este nosso espaço,fazendo com que seja um local de "pesquisa"por parte dos seus leitores.
No meu entender considero que é difícil classificar os AM na Guiné.
Foto:Santos Oliveira
Legenda:Carta Militar de Cufar.
Foto:Santos Oliveira
Abraços, do Santos Oliveira
Voos de Ligação:
VB.Companheiro Oliveira,obrigado pela pormenorização do relato que nos deixas sobre este tema,Aeródromos na Guiné.
São estes tipo de dialogo que enriquece este nosso espaço,fazendo com que seja um local de "pesquisa"por parte dos seus leitores.
No meu entender considero que é difícil classificar os AM na Guiné.