segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

VOO 1328 O BROUSSARD.



Gil Moutinho
Fur.Pil. Guiné
Gondomar



Amigo Victor e restante tripulação.

Ultimamente ( quase todos os dias visito o blogue)tem-me despertado curiosidade os artigos do Fernando Moutinho,que apesar de sermos homónimos,não tenho prazer de conhecer pessoalmente.Em toda a minha permanência na FA nunca estive na mesma base nem me cruzei c/ele.Sinto-me pequenino comparado com a experiência e curriculum dele.Nós ,os milicianos,estávamos condicionados ao contrato de alguns anos que não nos dava grandes chances de pilotar quaisquer aviões e muito menos por sermos necessários todos(quase)no teatro de operações,vulgo Ultramar.
Olá Moutinho,vou ter todo o prazer,de falar e partilhar experiências contigo,quando houver reunião no mínimo,a anual do pessoal da BA12.

O teu artigo ,Moutinho, acerca do “Broussard”,despertou-me a recordação de também ter pilotado esse avião.Quando estava a dar instrução de T6 em S.Jacinto,meados de 75,como tu, fui punido com transferência para Sintra ,por ter feito um tonneau a rapar a pista ,o que alegadamente foi mau exemplo para os alunos.A decisão foi do então Ten.Nav. Neves que deve ser da tua geração, que tinha responsabilidades na instrução.
Voltando a Sintra,fui largado no Broussard a fazer fotografia aérea e gostei.Era um avião pesado e macio ao mesmo tempo e nunca se me engasgou,até desconhecia esse pormenor ou não me recordo.
Após o 25 Nov 75,toda a tropa estava de prevenção,não havia saídas nem de fim de semana.Estava eu deslocado no Sul,saudades da garota(agora minha esposa)resolvi pedir um avião para vir ao Porto alegando doença grave de um familiar directo.
Dia 3 Dez,plano de voo para Pedras Rubras,Broussard 3304,lá venho eu.Depois de passar uma rapada pela Trofa ,aterrei ,almocei,matei saudades e regressei a Sintra.Comigo foi um especialista que não me recordo o nome.
Passados 2 dias vieram-me questionar acerca do tubo de “Pitot”do3304,pois tinha aparecido amolgado,partido.Claro que não tinha sido da minha responsabilidade pois não havia mais dano algum,nunca em voo mas sim na placa ou hangar.Fiz cerca de 30 horas nesse avião.
A todos Um abraço e até breve
Gil Moutinho
Voos de Ligação:

VB: Aqui temos gerações diferentes de pilotos da FAP.Realmente somos uma grande e unida família! Bom,é verdade que também aparecem alguns que também querem ser da família,mas...faltam-lhes as verdadeiras qualidades.