domingo, 3 de janeiro de 2010

VOO 1385 TROPA FANDANGA...VIDA MADRASTA!


Olvídio Sá
2ºSargº.EABST Angola
Chaves
TROPA FANDANGA…VIDA MADRASTA!
Era então Fur mil Eabt em 1971, apresentam-se no A.B. 3 ,três Furriéis do SG os quais serão desde esse dia os meus companheiros que se chamam, ou por outra lhes chamamos: Pereira, Moreira e Banza. Dormíamos os quatro na mesma camarata que era de quatro camas, comíamos os quatro na mesma mesa que era de quatro lugares, jogávamos a sueca os quatro, dois íamos vê-los jogar a bola (contando que dois eram futebolistas) não só no N´gage como fora, enfim uma vida de dois anos que eram quatro numa.
O Banza, Engenheiro Agrícola , antigo regente é colocado na grande agro-pecuária que o A.B. 3 tinha. Quantas vezes eu o vi levantar a alta madrugada para ajudar uma vaca que entrava no trabalho de parto, metendo muitas vezes as mãos para o voltar ou quando o cordão umbilical se enrolava naquele que ia nascer! Só que quem punha e dispunha na agro- pecuária era um Capitão. Em poucos meses, de tanto o mar bater na rocha foi o mexilhão quem teve de desprender-se e foi colocado como amanuense. Escrevia à máquina. Aqui não contava a sabedoria, mas sim o posto e um CAPITÃO não é um Furriel .
A propósito da estadia na Guerra Colonial em número de irmãos como já li no Blog é com certo gosto afirmado por mim que, de três irmãos que somos eu, permaneci em Angola até 1974 o do meio fez a comissão normal na Guiné, no exército com a especialidade de minas e armadilhas como Furriel Miliciano, estando o mais novo também no exército, em Angola com a especialidade de transmissões sendo também Furriel miliciano. Em suma estivemos os três irmãos ao mesmo tempo na tropa-guerra-colonial.
Olvídio Sá
Zé Especialista Eabt.
VB:Caro Olvídio,primeiro que tudo desejamos-te que o Novo Ano de 2010,seja com muita saúde,pois neste país nada mais pudemos pedir.Quanto ao que nos contas,essa de "irmãos se não poderem encontra na guerra,não era para todos...