domingo, 3 de janeiro de 2010

VOO 1386 BEIRA 72/74.




Augusto Ferreira
2ºSargMelec/Av-Inst BEIRA 72/74– Moçambique
Coimbra
Caros companheiros o Ano Novo de 2010 já chegou e aqui estou agora, logo no seu começo, para continuar a ilustrar este espaço, que o Comandante Victor Barata nos criou e tal como prometido há uns tempos atrás, para vos voltar a falar sobre a bonita cidade da Beira daqueles anos 72/74 .Desta vez com algumas fotos a cores, que ainda eram novidade na altura.Estas foram tiradas com a “Pentax” de um companheiro nosso, que tinha estado nos Açores e tinha lá comprado a dita, no complexo dos americanos.
Como noticiei na altura, a nossa passagem pela Beira era em serviço e esporádica, a não ser nas férias anuais, em que aproveitávamos ao máximo a nossa presença, percorrendo-a de um lado ao outro, por vezes sem descanso. Ás vezes saíamos de madrugada da boite Primavera e íamos directamente para as praias.
As praias do Macuti, do Estoril e junto ao pavilhão Oceânia, eram as minhas preferidas e da maior parte do pessoal, aonde criámos algumas amizades com algumas “Beirenses” que mantivemos enquanto por lá andámos.
As relações que o Zé Especial conseguia, eram bastante diversificadas e a prová-lo, estou a enviar-vos uma foto, em que estamos com um casal de etnólogos franceses com a filha, que por lá conhecemos já não sei bem como, sentados á porta de uma geladaria muito conhecida da Beira naqueles tempos, da qual já não me lembro o nome.
Quando vínhamos de Tete para a Beira de férias, ao abrigo do art.109 do RDM, nunca vínhamos sós. Criávamos um grupo, que as programava para a mesma altura e aí vínhamos nós para aí abaixo, normalmente de Nordatlas para mais uns dias de relaxação, numa zona aonde não acontecia nada no que respeitava a “guerras”, o que para nós ainda se tornava mais estranho, pelo contraste que havia na vida diária entre as duas cidades.Dessas alturas segue uma foto, comigo em cima da ponte metálica sobre o rio Chivebe, que já não existe e que nos levava até ao “Molin Rouge” que ficava do lado de lá e onde passámos algumas noites bem passadas.
Há ainda outra foto comigo, sentado no jardim da Praça do Município, bem no centro da cidade, num momento de “reflexão”, provavelmente a fazer horas, para irmos comer um frango grelhado e umas cervejolas, a um bar que ficava ao lado do Café Capri,( ao cantinho) do qual também não me recordo o nome, não sei se seria “ Tamariz”.
Outra com o nosso amigo MMA “ Tiaguinho” e mais uma com outros companheiros, numa das ruas da cidade que percorríamos múltiplas vezes.Foram momentos felizes passados nesta cidade, que jamais esqueceremos, que nos ajudaram a superar os meses de afastamento, que tivemos que cumprir ao serviço do País, longe dos nossos familiares e amigos.Mas valeu a pena.Qualquer dia volto a falar dela.
Por hoje fico por aqui, enviando para toda Linha da Frente, Comandantes e amigos um grande abraço, com o desejo de que tenham um ANO 2010 repleto de saúde e das maiores felicidades. Augusto Ferreira