sábado, 20 de fevereiro de 2010

VOO 1495 FUZILEIROS E RESERVA NAVAL.


Manuel Lema Santos
1ºTen.Reserva Naval
Sintra

Meus Caros,
Uma visita à Guiné com o Hino dos Fuzileiros por fundo musical. Recorda-se Bolama, o Cantanhês e o Cacheu, a LDM 311 e uma LFP; em Angola, o Zaire e o Chiluango; em Moçambique o Zambeze e o Niassa.
A FAP está lá, com os Alouettes nas evacuações...num simulacro de habilidade minha.
Um abraço,
MLS




Em 6 de Junho de 1962 chega a Bissau o primeiro Destacamento de Fuzileiros Especiais, o DFE 2, comandado pelo 2TEN Pedro Manuel Vasconcelos Caeiro.
Numa acção, em Dezembro desse mesmo ano, aquele oficial foi o primeiro a sofrer ferimentos em combate durante a guerra do ultramar, obrigando à sua evacuação e rendição.
Até ao fim da guerra, passaram pela Guiné 24 Destacamentos de Fuzileiros Especiais aos quais devem ser acrescentados ainda três Destacamentos de Fuzileiros Africanos, os DFE 21, o DFE 22 e o DFE 23. Este último não chegou a ser activado.
Durante o mesmo período, integraram ainda o dispositivo militar naquele território, 11 Companhias de Fuzileiros e 3 Pelotões de Reforço.


O Destacamento de Fuzileiros Especiais n.º 2 de partida para a Guiné.

Do total de 74 fuzileiros mortos em combate, durante a guerra, 50 tombaram na Guiné. Assim se compreende bem o significado que este teatro teve e ainda tem para os fuzileiros.
Este pequeno filme, realizado na Guiné, pretende ser uma homenagem a todos os fuzileiros que combateram em África e, muito especialmente, aos que combateram naquele território.

José António Ruivo
CMG FZE RN - 21.º CFORN