quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

VOO 1486 OS CURSOS DE SARGENTOS MILICIANOS.





Sotero Cavaleiro
Sargº.Mor EABT (Reserva)
Damaia


Meu Comandante:
Sendo a primeira vez que entro nesta Base, é minha intenção apresentar-me e dentro do possível colaborar com algumas "histórias" ou simplesmente "relatos" que marcaram a vida de um "Zé Especial"
Victor SOTERO Dias Cavaleiro, 1020/66, 3ª recruta/66, 2ª esquadrilha, 3ª secção.
Após a recruta, aluno de Abastecimento.
Depois desta sucinta apresentação, tenho reparado que há algumas dúvidas sobre qual foi o primeiro curso de Sargentos Milicianos na Ota.
São os voos do Jorge Mendes (1471) do Olvidio que esclarece (1477) e do agora Américo Silva (1482) que tem algumas dúvidas.
Pois bem: Os primeiros cursos de Milicianos na OTA, foram em Janeiro de 1970 e terminaram 5 meses depois.
Legenda:Base Aérea 2,Ota. Porta de transição do Gite para as instalações de aquartelamento.

Dentro da minha especialidade de Abastecimento o curso foi frequentado pelos seguintes 1ºs cabos que se encontram ordenados por ordem de classificação no curso:

Manuel de Jesus DUARTE -Reformou-se como Ten Cor (Vive na Covilhã)
Jorge Patrício MENDES -(voo 1471)
Fernando Jorge Diogo COELHOJoão Agostinho Coelho PEREIRA (Janica)-( Vive na Venda Nova - Amadora)
Fernando Gardete CABAÇO - Passou à reserva como Sargento Mor (Vive na Damaia)
José Manuel Nunes CAMPOS - É autarca há 38 anos, (Presidente de junta de freguesia de Foios-Sabugal)
Francisco PRATA Calmeiro - Passou à reserva como Sargento Chefe (Vive em Torres Novas)
Victor SOTERO Dias Cavaleiro - Passou à reserva como Sargento Mor (Vive na Damaia)
Mário FERREIRA dos Santos Diamantino Cardoso FERNANDES -Chefe de turma(Vivia na zona de Benfica)

Publicado na OFA nº 6, 3ª série de Novembro de 1970

Meu Comandante: Acho que devo de ter esclarecido o assunto relativo ao primeiro curso de Sargentos Milicianos na B.A.2 OTA
Para o meu Comandante e para todos os "ZÉS ESPECIAIS" O meu mais forte abraço.
Até breve.
Sotero.

Voos de Ligação:

Voo 1467 A Saga continua (III) – Olvídio Sá
Voo 1471 Eu também frequentei o curso – Jorge MendesVoo 1477 Sag?...Só depois.- Olvídio SáVoo 1482 Afinal sempre vieram noticias de Angola.- Américo Dimas

VB.Companheiro Sotero,é com imensa alegria que te recebemos nesta base.Certamente que esta tua intervenção irá suscitar recordações e reencontros com companheiros de quem falas.
A partir deste momento és um efectivo desta unidade,mas...ainda tens que nos enviar a foto actual,os teus contactos(postal e Tel) onde andavas na tua vida militar e continuares a voar para te receber-mos nas tuas aterragens.