quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

VOO 1490 ...APRESENTA-SE O SOL./ALUNO nº1020/66,QUE VEIO DE PAÇO DE ARCOS



Victor Sotero Cavaleiro
Esp.EABT AB3 Negage
Damaia

Meu Comandante:
As minhas saudações Aeronáuticas a todos os "ZÉS" especiais que aterram nesta base.
A minha recruta foi a 3/66. Se começou com calor, terminou com algum frio.
Eram recrutas muito duras e muito extensas.Antes do juramento de bandeira, foi entregue a cada soldado, um "papelinho" para cada um escolher a especialidade que queria.
Como eu queria ficar mais perto de casa, escolhi as 3 especialidades que se ministravam em Paço de Arcos. Na altura, eram mecânico de rádio, radar e electricista. Uma parte da especialidade de radar era também na Esquadra 11 - Montejunto.Após o juramento de Bandeira cada um ia para as suas terras com 5 dias de dispensa.Ao fim desta licença, de novo a OTA e a colocação dos militares nas respectivas especialidades.

Legenda:Muro da Escola Militar de Electromecanica,em Paço de Arcos.

A chamada para Paço de Arcos foi mais ou menos junto da enfermaria onde também eram entregues as cadernetas de vacinas. Entretanto também se encontravam 3 (três) autocarros prontos para partir.
Eu não fazia parte de nenhuma lista nem sequer sabia qual a minha especialidade, mas a verdade é que tinha que tirar o curso de electricista.
Assim, fui à enfermaria e pedi o meu certificado de vacinas o qual, a muito custo, me foi entregue.
Nem sequer guia de marcha havia.
Assim entrei para dentro de um autocarro e deixei-me levar até Paço de Arcos.
Chegado à escola, lá arranjei uma cama.
Consultei as listagens das especialidades, mas é claro que o meu nome não constava em nenhuma.
Que fazer? saber quem eram os electricistas e começar a assistir às aulas. Entretanto o meu nome foi acrescentado mesmo à mão na turma de electricistas.
Assim andei cerca de dois meses com pontos em algumas disciplinas e pensando que seria mesmo mecânico electricista.
Entretanto, na OTA, eu faltava às aulas e ninguém sabia de mim.
Um dia, não sei quem, da B.A.2, telefonaram para a secretaria da escola a saber se lá se encontrava o 1020/66. Claro que sim e antes de acabar o dia de
aulas, um ordenança foi ter comigo e disse-me que estava lixado. Eu era de abastecimento e já estava desertor. Tinha que me apresentar no dia a seguir na Ota.
Legenda:Parada da Base Aérea nº2,Ota,durante uma aula de preparação física ministrada pelo o Alf.José Cid.
Lá marchei para a Ota da parte da tarde de um dia, sendo bem recebido pela camarata que me estava destinada. Havia que levantar a roupa da cama e lá fui até ao quarteleiro que também me esperava. Entretanto, deixei todas as minhas coisas em cima da que seria a minha cama. No regresso, dou com o meu capote cinzento sem nenhum botão amarelo na parte da frente. Nunca soube quem mos tirou.
No dia seguinte, tocou a capotes e toda a gente tinha que os vestir. Eu, lá fui integrado na turma para as aulas com livros à minha frente para esconder a falta dos botões.
A meio da manhã, apareceu o ordenança do GITE a procurar o 1020/66 para me apresentar ao Maj. Tomás. Lá fui com ele e com o capote com falta de botões mas levando alguns livros para tapar as faltas.
À entrada do gabinete, reparei que ao fundo, sentado à secretária se encontrava o Maj. Tomás. Muito amedrontado, disse: "Meu Major, dá-me licença?
apresenta-se o soldado aluno de Abastecimento 1020/66, Victor Sotero Dias Cavaleiro, aquele que veio de Paço de Arcos". Olhou para mim e apenas me disse: "Berdamerda vai-te já embora que nem te quero ver."
Assim fiz, voltei à minha turma e lá terminei sem querer, o curso de Abastecimento. Devo dizêr que nem sequer sabia o que era o Abastecimento.
Em abono da verdade, devo ainda dizer que nunca o Maj. Tomás me procurou mais.
Mais tarde, durante as cheias, em Alenquer, andei com ele e nessa altura era um amigo de todos.
.......mas lá que era mau, lá isso era.
Hoje, o Maj Tomás está em Oeiras, no IASFA onde se encontra internado.
Meu Comandante:
Será que este "pitoresco" merece a publicação?
Um obrigado e as minhas saudações Aeronáuticas a todos os "ZÉS" especiais.

VB.Um bom inicio de vida para um Zé Especial!
E ,como não podia deixar de ser,o Ti Tomás tem que entrar na "novela".
Pois é Sotero,é um passado recente bonito para recordar os nossos companheiros que connosco viver horas boas e más.Somos uma família orgulhosa do nosso passado ESPECIAL.