segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

VOO 1498 DIVAGAÇÕES.



António Six
Esp.M.Rádio

Tentúgal


Comandantes dos voos e Camaradas
Louvável o vosso trabalho!!!!Tenho tido o meu tempo ocupado não me sendo possível dedicar-me á minha paixão pelos aviões , vou-me dedicando a outras paixões .
Sou um homem de paixões.
Ao ver as fotos publicadas de colegas na Guiné ,noto... que muitos usam a farda azul.!!!!
Mas que raio!!!! porque será que a minha era a beje,sapato castanho e boné com pala castanha..
Porque será!???? Porque será que era ( Chico Buarque).Coisa estranha.. será que estive noutra guerra?Deixemos-nos de histórias aquilo era guerra .(Macaca!!! mas era guerra)
Realmente quando cheguei a Lisboa tentaram dar-me uma farda azulinha , até era bonita !!! Um verdadeiro enxoval que logo entreguei sem a ter vestido,mas que ainda tive que pagar .a minha vontade era outra e os tempos esses eram outros..... a idade essa sem qualquer duvida outra!!!!!!
Quanto ao Avião do Biafra e em resposta ao José Ribeiro. Dei muitas vezes assistência aos aviões que passavam com avarias , e por fora sempre recebíamos umas notas que davam para manter a sede.

Legenda: O Super Constelation que explodio na placa da Base Aérea,nº12 em Bissalanca.
Foto:José Ribeiro(direitos reservados)
Estava convencido ter sido um DC 6, mas ao ver a foto é na realidade um Lockheed Super Constelation será que houve outro???

Legenda: A versão do Super Constelation enviada pelo António Six.

Aqui vai o famigerado príncipe dos ares !
Lembro-me que estava de folga e que ia ao refeitório (antigo) buscar pão( coisa boa e comestível)e que após a explosão, que inicialmente pensei ser outro ataque(tivemos um)e que os estilhaços eram enormes , e a chuva era de notas!!!!! Até essas perdi. Verdade ...verdadinha...que não perdi grande coisa , apenas recordações
Certamente José Ribeiro que nos cruzámos.
Mais tarde , fui diversas vezes a Bissau, ainda no Aeroporto antigo ,onde embarquei de regresso a casa, e mais tarde no aeroporto novo
Recordo-me que ao abrir as portas o bafo de calor e o cheiro eram uma caracteristica dos voos a Bissau,que eram dos piores pois voava-se Lisboa-Sal-Bisau-Sal-Lisboa , durante a noite com uma chegada cerca das 16 h (mais mortos que vivos).
Olhava para a base com um ar de incredibilidade ,onde estive 20 meses (pois levei uma nózada de um digno camarada que coitadinho deu baixa ao hospital, não se safou !!!
Abstenho-me de dizer o nome, mas não esquecerei, os nomes simpáticos que lhe disse sussurrando ao seu ouvido, numa atitude terna de um homem de paixões.
Era então, e manhã cedo, servido um prego no prato, que nós agora senhores de outros voos e aviões, dizíamos ser de macaco, mas ...a fome era negra!!! E os tempos eram outros. O espirito, esse sempre foi o mesmo!!!
As lembranças cor de rosa( para outros negras) vão-se desfazendo com o passar dos dias.
Apesar de ser um homem de paixões ,pela Guiné ....nunca me apaixonei,guardado apenas e tão só recordações .
Um abraço a todos

António Six

VB.Bom dia Six.
Tenho para te dizer que foi a minha recruta que estreou essa farda azul de que falas.A que me foi distribuída dava para dois como eu,o sobretudo...bom,esse eu nem te digo,depois de arranjado ao
meu corpo,fiquei com fazenda para fazer um para o meu irmão!
A Guiné teve obrigatoriamente de nos deixar recordações,uns pela negativa e outros pelos bons tempos que por ali andaram,o certo é que gostava de lá voltar.