Américo Dimas
Esp.Marme (Lobo Mau)
Angola
Caro Victor
Em geito de complemento à mensagem (voo 1498) do nosso amigo António Six e para todos aqueles que gostam de aprofundar o seu conhecimento sobre a guerra civil na Nigéria pela proclamação de secessão e independência da província do Biafra pelo coronel Ojukwu, que aconteceu há mais de 40 anos, (06.07.67 a 13.01.70),
Legenda:Explosão na placa da Base Aérea 12,Bissalanca,do Super Constellation que transportava a aeronave Fouga Magister.
Foto:José Ribeiro(direitos reservados)
concretamente em relação à explosão do Lockheed L-1049 Super Constellation, que fazia parte da frota de aeronaves da “ajuda humanitária” principalmente ao povo Ibo do Biafra e não só..., li um livro com o título: “Shadows-Airlift and Airwar in Biafra and Nigéria” do autor Michael I. Draper, com muita informação textual e fotográfica sobre este conflito.
Na véspera da explosão, partiram de Lisboa 2 Super Constellation, carregados com material diverso, particularmente um avião Fouga Magister(1) que se destinava à Força Aérea do Biafra, adquirido em “estado usado” num país da Europa.
Legenda: A aeronave Fouga Magister.
Foto:Américo Dimas
Como o volume da dita aeronave, mesmo desmontada, era demasiado grande para um só Super Constellation (S. C.), seguiram num avião, a fuselagem do Fouga Magister (F. M.) e no outro, as duas asas.
Aconteceu que o S. C. que transportava o corpo do F. M. rumou a S. Tomé e lá ficou esperando pelo outro S. C. que aterrou entretanto em Bissalanca.
Pela hora do almoço, a tripulação abandonou o S. C. para ir almoçar e foi nesse período de tempo que se deu a explosão, que segundo consta, preparada préviamente por um dos tripulantes.
Claro está que o tal Fouga Magister nunca mais voou..., por lhe faltarem as asas...
Legenda: A Aeronave Gloter Meteor estacionada na placa da Base Aérea nº12,Bissalanca.
Foto:Américo Dimas (direitos reservados)
Interessante é também a estória do nosso conhecido Gloster Meteor NF.14 “Entreprise Films”(2)
que permanecia estacionado (abandonado) entre a placa militar e a civil, mas essa ficará para a próxima vez.
Cumprimentos “acalorados” para todos, de terras de Angola.
Américo
Voos de Ligação:
(1)Informações Técnicas:
Fabricante: Sociétè Nationale Industrielle Aérospatíale - França
Emprego: Esquadrilha da Fumaça
Características: Monoplano, asa baixa, birreator, biplace em tandem, empenagem em "V"
Motor: 2 Turbojato Turboméca Marboré VI de 1.058 lb de empuxo
Envergadura: 12,15 m
Comprimento: 10,06 m
Altura: 2,80 m
Superfície alar: 17,30 m²
Peso vazio: 2,310 Kg
Peso máximo: 3.260 Kg
Velocidade máxima: 700 Km/h
Razão de subida: 1.200 m/min
Teto: 12.000 m
Alcance: 1.400 Km
(2)Informações Técnicas:
Aeronave de caça, fabricada na Inglaterra pela “Gloster Aircraft Co. Ltd.”,
Motor: 2 turbinas Rolls Royce Derwent 8 turbo jato
com 1.586 km de empuxo cada um a 14.700 rpm
Peso total: com ataque ventral a pleno 7.368 kg
Comprimento: 13,59 m
Envergadura: 11,32 m
Performance:
Velocidade Máxima ao nível do mar 952,5 km/h mach. 78
Velocidade Máxima a 12.192 m 852,8 km/h mach. 81
Teto: 13.441m
Alcance: 1.690 km com tanques internos; tanque
ventral a pleno 1.909 l e 795l respectivamente
Armamento: 4 canhões de 20 mm com 780 cartuchos;
8 a 16 foguetes HVAR de 127 mm ou 2 bombas de 454 kg