Mário Rodrigues
Melec/AV/Inst, 1ª/67, BA12
Estoril
Comandante Barata posso aterrar?
PARA O VICTOR OLIVEIRA UMA HISTORINHA
Victor, tens razão em relação ao 1º, pois era efectivamente Fernando Almeida, oriundo da Marinha e tive com ele imensas “pegas” e exactamente, pela limpeza de velas. Como havia só um “limpador”, ele propôs que se fizesse uma escala semanal entre todos. Concordámos e fui o 1º. Ao fim de uma semana, o Fernando Almeida disse-me que ficaria mais uma semana, porque as velas limpas e testadas por mim, ficavam excelentes. Aguentei (o baile) mais uma semana, apenas com o intuito de “gamar” os pólos de algumas velas que eram em platina, mas houve um esperto, que nunca soube quem era, gamou-me a caixinha onde os tinha guardado. No final da 2ª semana, perguntei-lhe: - Então chefe? -Para mim acabaram as velas e enquanto não desse a volta a todos, só entraria na 2ª volta, porque tinha uma semana de avanço. Ele furioso, respondeu: Quem mandava era ele, e eu ficaria até que ele muito bem entendesse.
Quando o Fernando de Almeida foi substituído por um 1º que não me recordo o nome, vindo da BA6 e também oriundo da Marinha, quando se apresentou na Secção, a primeira coisa que fez foi perguntar, quem é o Mário?
Há uns voos atrás, falavas no Sarg. Ajudante Manuel Matacão. Eu cheguei a estar com ele na Portela, ainda tivemos algumas pegas, mas coitado não tinha cabedal para mim, vinha sempre com aquela que já cansava – ponha-se a pau, que ainda lhe arranjo uma comissão para a Guiné de castigo. Contei imensas vezes, uma história sobre ele em Nova Lamego e contada por ti. Como tens a memória fresca, pelos pormenores que te lembras das situações passadas e inclusivamente as localidades, coisas que se apagaram da minha “mother board” lembrando-me delas, quando as vejo nos mapas antigos, e foi assim:
Ele foi destacado ou em missão para Nova Lamego e vocês que lá já estavam, há mais tempo, Disseram-lhe; quem chegava de novo, tinha de ir picar a pista. Tendo ele respondido que era Ajudante e não tinha que fazer nada disso, mas sim o exército, que era quem tinha a responsabilidade da segurança à pista. Após bastante insistência vossa, ele lá se convenceu, e a medo, lá foi. Vocês que antecipadamente se tinham escondido no capim junto à pista, começaram a gritar com pronúncia dos naturais, “agaaarra branco, agaaarra branco”. O Manuel Matacão, larga o detector e pôs-se em fuga imediata, como se fosse a competir numa prova de 100m. Foi tal o cagaço, que o homem ia morrendo de susto. Se não é bem assim, só terás que a compor.
O Abel Montez, mora em Cascais, mas já não o vejo, desde que a Varig faliu e o único contacto que tenho dele, é o TM da empresa. Ele acompanha bastante o Lourenço também de 66 e tinha jogado hóquei no Sporting, era MARME. Se não estou em erro, também havia um Sarg. Vanzeller e o Catarro na nossa secção.
Foto: Mário Rodrigues (direitos reservados)
Legenda: Só para a fotografia
Foto: Mário Rodrigues (direitos reservados)Espero a partir de agora, começar a participar mais. Os atrasos, devem-se a quando quero postar alguma coisa, não sei o que se passa fico ansioso e com princípios de arritmia. Mas já está a passar.
Peço-te ainda comandante, para que me ajudes na composição gráfica, porque a prática é pouca e teoria pior.
Um bem haja para todos os especiais e até breve.
Voos de Ligação:
VOO 1476 ESTA É PARA VOCÊS, MÁRIO E SIX,RECORDAREM.
JC: Amigo Mário, se tiver de fazer um comentário seria para a foto do passeio matinal na placa da BA12... diria Fantástico! Aquilo era o quê, uma mini Honda ?