terça-feira, 9 de março de 2010

VOO 1537 UMA VELHA CARGA DE LATÃO DE UMA ESFEROGRÁFICA.


Victor Sotero Cavaleiro
Esp.EABT
Damaia

Meu Comandante:
As minhas mais cordiais saudações ao Comando, bem assim como a todos os "ZÉS ESPECIAIS" desta magnifica linha da frente.

Depois do almoço e após a "revista" da tarde, lá seguiamos em formatura com destino ao G.I.T.E.. Saíamos da parada com o chefe de turma dando as habituais vozes de: esquerdo...direito...op...
dois.Aquando da chegada a uma pequena rampa (que ainda hoje hesiste) na separação da "parada" para o acesso ao G.I.T.E., pelo canto do olho, caso não víssemos a "célebre" carrinha RENAULT azul, de matricula AM-60-24 e nem mesmo o tenente Mineiro, (que era rosa que não se cheirava bem), havia cada "biqueirada" que até metia impressão.
O Cabaço, um moço nascido para os lados de Idanha-a-Nova, parecendo que "não partia um prato", mas decerto habituado a pontapear os "calhaus", que é o que mais há para aqueles lados, seguia na formatura atrás do Dantas. Era o lugar que sempre ocupou na turma.
Muita "biqueirada" dava o Cabaço na bota esquerda do Dantas! Por vezes, até alguém trocava de lugar só para "biqueirar" o rapaz.
-Fffiiilllhhhaaasss...dddaaasss...pppuuu........Tenho a ideia de que algumas vezes o joelho da perna esquerda do Dantas lhe tocou a barriga!
Ainda antes de chegarmos ao fim da pequena rampa, havia que ter "cautela". A carrinha azul podia aparecer pela direita. Então, a turma "organizava-se".-Esquerdo...direito...op....dois...esquerdo....
Lá continuavamos bem comportados até chegarmos ao hangar onde as aulas nos eram ministradas.
Eu, andava sempre "municiado" com fosforos e uma carga de latão vazia, daquilo que foi pertença de uma esferográfica.
Um dia, houve um instrutor que faltou à aula.
Como era normal, ninguém podia sair da sala.Quando a turma estava quase toda a "dormitar", começo a carregar com cabeças de fósforo na já velha carga de latão. Serviam de buchas bocados do próprio pau do fósforo.
A velha carga, devidamente carregada, estava pronta. Para suporte, serviu um clipes que a sustentava e vai de lhe "dar fogo" com um fósforo.
Pouco tempo depois, um estoiro enorme se fez ouvir.
As salas próximas vieram ao corredor ver o que se tinha passado.
Para a minha turma, foi tambem um susto.
Ffffiiilllaaasss dddaaasss pppuuu......
Eu tinha carregado a carga com muito fosforo e até o próprio tubo de latão ficou desfeito.
Estávamos no fim do curso.
A nossa antiguidade contava desde o dia 01 de Setembro de 1967.Os primeiros classificados foram nomeados para Moçambique enquanto os últimos foram nomeados para a Guiné.
Pelo meio ou abaixo do meio, não sei quantos "ZÉS ESPECIAIS" ficavam à espera de "melhor oportunidade".

Legenda: Exercendo a minha especialidade de Abastecimentos.
Foto:Sotero Cavaleiro(direitos reservados)

Fui colocado na B.A.2-Ota, no Conselho Administrativo.
... mas sabia que não me "safaria" do Ultramar!
Meu Comandante:
As minhas mais cordiais saudações para o Comando bem assim como a todos os "ZÉS" desta magnifica linha da frente.
Até breve.
Sotero

VB: Era um passeio matinal bastante purificador, este que se fazia da parada para as aulas ministradas no GITE. Valeu a pena,pois aqui nos foi dada parte da formação que temos.