sábado, 13 de março de 2010

VOO 1540 NÃO FOI ATERRAGEM MAS SIM "ATRACAGEM"


Victor Sotero Cavaleiro
Esp.EABT
Damaia



Meu Comandante:
As saudações aeronáuticas para o Comando e bem assim como para toda a nossa linha da frente.
...colocado na B.A.2, (praxe ou não) para me servir do Clube de Especialistas, tinha que pedir ao "ZÉ" mais antigo licença para entrar.
Era um clube muito bem composto e organizado.
- Um privilégio ter um clube!
Tambem na verdade não conhecia outro!
O Dantas, havia já partido para a Guiné enquanto que eu, por cá continuava.
No Conselho Administrativo, onde fui colocado, trabalhava um "ZÉ" muito mais antigo no posto.
Era o fotógrafo da "malta".
O Roger, tinha um estudio num quarto dentro da própria unidade. Era lá que revelava, secava e esmaltava as fotografias.
Como ia muitas vêzes para Lisboa, quem ficava depois com as fotos para vender era eu.
Terminada a instrução, lá ia eu ter com o "pessoal". Claro que com este trabalho eu "ganhava" alguma coisa.
Um dia de Janeiro de 1968, dizem-me que estou nomeado para Angola.
Havia que levantar a "celebre" farda amarela e lá vou eu para o casão militar.
Foi-me entregue 1 boné, 1 camisa branca, 1 par de calças, 1 gravata azul, 1 par de sapatos, 1 dolmam, 3 pares de meias.
Era este o fardamento que inicialmente era distribuido. O restante seria entregue quando se chegasse à unidade do Ultramar.
No fundo, era uma farda bonita.
Ainda estive alguns dias na Base mas começava a estar saturado. Então, um dia pego na minha pequena "malinha", com alguma roupa interior e sem dizer nada a ninguem, vou para a boleia. Não levava qualquer "rumo" mas quis o destino que aparecesse um TÁXI que me levou até Lamego.
Lembro-me que o motorista se chamava António e que tinha tambem, juntamente com os irmãos, um restaurante que se chamava "Sete irmãos Unidos".
Foi na casa do António, que apenas me conhecia da boleia, que dormi e comi. A senhora, que tambem não esqueço, não sabia o que me havia de fazer para eu estar bem. Era uma noite de muito frio!
Ainda fiquei mais um dia em Lamego e por lá dei algumas voltas. Despedi-me agradecendo tanta amabilidade.
Fui então depois para a Guarda. Tinha por lá uns tios e padrinhos que não via há muito tempo. Por lá andei creio que três dias até chegar à B.A.2, onde sou "avisado" de que tinha faltado a um embarque de DC-6. (queriam que eu me fosse embora no dia 21 de Janeiro?)
- Então? Eu faço anos a 24 de Janeiro!
Bom, lá me safei desta. De tarde, um ordenança entrega-me uma guia de marcha para embarcar no dia 27 de Janeiro no navio "UIGE".
Para não haver duvidas, um estafeta da antiga "MARCONI" entrega um telegrama a meus pais que me mandava estar pelas 08H00 no Cais da Rocha de Conde de Óbidos, em Alcantara a fim de embarcar no navio "UIGE".
Não havia nada a fazer!
- Mas,... passei cá os meus anos!
Depois de uma parada militar, em geito de despedida, os militares começam a entrar para dentro do navio.
Arrepiante!..., de muita dor!
...Compunham o contingente cerca de 50 militares da Força Aérea.
Alguns sargentos, dois oficiais, pessoal amanuense e claro está, os "ZÉS ESPECIAIS"
Já à saida do Tejo, procuro o meu alojamento e sou informado que o meu lugar é na "proa". Fui ver: As camas eram de madeira por cima umas das outras!
e luz, "nem vê-la". Tudo muito escuro e com muito mau aspecto!
- Não podia ser! Então os soldados em camarotes e eu, metido na quilha do navio?
- Não tinhamos regalias de sargentos?
Procurei e encontrei uma "aberta" num camarote onde já se encontravam alguns "ZÉS".
É neste camarote que conheço o "Biltro", Carlos José Santos, o baterista do conjunto "Demónios Negros" de Sintra. (vêr voo 562 de Novembro de 2008)
Um conjunto muito apreciado na época.
Lisboa, já ficava para trás.
Viam-se muito ao longe os contornos da nossa costa!
... Meu Comandante:
Despeço-me com um até breve para continuar esta atribulada viagem. Envio para toda a "linha da Frente" as minhas saudações aeronáuticas.
Sotero
Nota.:
- No voo 562 do "Biltro", o Themudo Barata não aparece em nenhuma foto. Ei-lo aqui.

Legenda: Themudo Barata, AB3, 1968
Foto: Sotero Cavaleiro (direitos reservados)

Na segunda foto, é o conjunto já em fase final de comissão no A.B.3.

Legenda: Génios do AB3, Negage, 1967

Foto: Sotero Cavaleiro (direitos reservados)

Voos de Ligação:

562 HISTÓRIAS E IMAGENS DO AB3,NEGAGE.

JC: Lançamos o desfafio ao companheiro Carlos José Santos (Voo 562), ou outros contemporâneos, para identificação dos músicos nesta fotografia do conjunto Génios do AB3.