quinta-feira, 8 de abril de 2010

VOO 1598 A SAGA


Olvídio Sá A Saga

Esp.EABT

CHAVES


À linha da frente e tertúlia, especiais saudações deste “Zé Especial”

Se é certo que o hábito não faz o Monge. Uma lei, suponho que oral pois nada foi por mim lido ou sequer me foi apresentado qualquer escrito que o tema versasse mas, logo que um oficial fosse em comissão de serviço para o A.B.3 era nomeado pelo Senhor Comandante para exercer o cargo de Comandante de um dos destacamentos a este agregados .O A.M.32 Tôto ou o AM 31 em Maquela do Zombo em que é obrigatória a presença de um Sargento de Abastecimento para que todo o material existente fosse transferido de um para outro Oficial. Esta operação não era muito demorada, mas levava sempre mais que uma semana. Tarefa reservada quase sempre para mim visto ser o único que, além de solteiro, não tinha a família comigo e também eu queria conhecer novas terras e gentes.

Ora, estava eu numa dessas conferências em que era transferido o aquartelamento de Maquela do Zombo. Resolvem as altas individualidades eu. 2º Sarg. (dois anos após ter lá ido fazer a transferência para o “famoso” Alf. Domingues) o Alferes Domingues e o Senhor Tenente do SG resolvemos visitar o Soba na Sanzala. O marido Soba e a esposa não podiam ser mais atenciosos e, escuros como uma noite de lua nova, mandam-nos entrar para a divisão da casa mais importante. (a sala) a qual embora térrea estava bem asseada e varrida. Após a instalação, à volta de uma improvisada mesa vai então a Senhora bastante simpática, oferece-nos o que tem de melhor para dar, o tão afamado vinho de palmeira (maluve) cor de leite; o qual para se beber tinha que se tapar o nariz ou então, bebe-lo sem respirar, tal era o desagradável cheiro exalado. Foi a senhora, traz o vinho então já lançado na caneca de vidro transparente e quatro copos vazios de vinho. Sentada à nossa frente enche por completo três dos quatro copos, vaza um bocado de cada um dos três (nossos) copos vira-se para nós e diz:

,. Podem beber.

Se o Natal não cumpriu e foi adverso

Que a Páscoa seja um grande poço

De felicidade para todos os que de uma
Ou outra forma militam e/ou aqui navegam.

A todos vós aquele abraço de amigo.

Olvídio Sá N´gage -Angola