quarta-feira, 7 de abril de 2010

VOO 1597 O PRIMEIRO ENCONTRO COM O PAULO CASTRO


Augusto Ferreira
2º Sargº Melec/Av
Coimbra



O primeiro encontro com o Paulo Castro

Companheiro Paulo Castro antes de mais um grande abraço para ti. Finalmente ao fim destes 36 anos conseguimos contactar-nos, o que não foi possível na altura em que estivemos no nosso AB7, naqueles anos 72/74 em que andámos naquela “calorosa” terra. Realmente os “Zés Especiais” dividiam o seu tempo operacional pelo aeródromo e os AM´s .Pelos vistos estiveste sempre em serviço no distrito de Tete, o que não aconteceu comigo e outro pessoal, que acabámos por estar algumas vezes com os “Teco-tecos”, nos distritos de Sofala ( Beira ) e Manica ( Vila Pery ) nas mesmas alturas, para dar apoio ás Do´s e T6G em missões de protecção civil e a cargas críticas que se dirigiam para Cabora Bassa.

Se calhar até nos cruzámos por lá em Tete, porque vieste para a “Metrópole” em Nov. de 74 e eu regressei em Out.74.Bom mas o mais importante é que estamos aqui hoje, num regresso a Tete, que tanto nos marcou naqueles anos e que jamais esqueceremos.

Amigo Paulo Castro sobre a questão que me colocas, não tenho registos na minha memória, da mudança dos “serviços de jantar” de alumínio para porcelana no AB7, mas na altura provavelmente o “Bufana” ( chefe de cozinha africano) e o restante pessoal de apoio, deviam ter tido formação adequada, para lidarem com esse novo equipamento. Do refeitório tenho sim memorizado, os dias em que o calor era intenso e quando bebíamos ao almoço com a refeição uma cervejola, começávamos de imediato a deitar água por todos os poros, desde a pontas dos dedos das mãos até ao resto do corpo. A camisa molhada ficava colada ao corpo e no regresso aos alojamentos, que ficavam a cerca de 100mts, ela acabava por secar pendurada na nossa mão.Aquilo era realmente um forno. Não fossem as “Manicas” e as “Laurentinas” e não estaríamos agora aqui.

Amigo Paulo gostei imenso de te encontrar aqui neste nosso espaço. Espero que continues a aparecer e havemos de nos encontrar um dia destes por aí.

Para matares saudades, aqui segue uma foto do AB7 tirada da torre de control.
Foto: Augusto Ferreira (direitos reservados).
Mais uma vez um grande abraço para ti extensivo à cabine de pilotagem e a todos os “Zés Especiais” e amigos desta nossa Linha da Frente.
Até breve
Augusto Ferreira

Voos de Ligação:
VOO 1592 A HONRA DOS COMPROMISSOS!