terça-feira, 20 de abril de 2010

VOO 1643 A MESSE DE SARGENTOS DA FAP EM LUANDA.




Américo Dimas
Esp.MARME "Lobo Mau"

Angola


A Messe de Sargentos de Luanda.

Apenas com a intenção de fazer recordar um pouco o passado, naturalmente sem “saudosismo…”, principalmente a todos aqueles que passaram por Angola durante o seu serviço militar, em particular a classe de Sargentos da F.A.P., resolvi desta vez, trazer até ao blogue este pequeno texto, que espero, seja do agrado geral e quiçá, faça lembrar alguns bons velhos momentos desse período das nossas vidas.

Há alguns dias atrás, folheando um exemplar antigo da revista Mais Alto, da qual já sou “ajuntador” de alguns décadas, dei com um artigo sobre a Messe de Sargentos da F.A.P., que funcionou no centro da cidade de Luanda, durante a permanência portuguesa nesta longínqua terra africana.

De imediato reconheci o edifício, até porque fica muito próximo do local onde trabalho e vai daí, fui lá tirar uma foto, para poder “perceber” o seu envelhecimento, enfim, as marcas do tempo, ao fim dos cerca de 40 anos que separam o seu passado e presente.

Legenda:Edifício da Messe de Sargentos da FAP em Luanda ao tempo da Guerra Colonial.

Legenda:O mesmo edifício actualmente.
Foto:Américo Dimas(direitos reservados)

Para quem já não se recorda, o dito imóvel fica localizado na esquina da antiga avenida que iniciava no Largo do Kinaxixe,designadamente: Avenida dos Combatentes, com a Alameda D. João II (actualmente: Avenida Comandante Valódia e Alameda Manuel Van-Dúnem).

Para, tal como eu, poderem verificar o que refiro, junto as duas fotos, uma tirada na década de ‘70 ?? e a outra tirada em Abril de 2010.

Cordiais cumprimentos

Américo


VB.Mais uma excelente colaboração que nos prestas,Américo.