quarta-feira, 21 de abril de 2010

VOO 1644 A AEROGARE DE BISSALANCA




Américo Dimas

Esp.MARME "Lobo Mau"
Angola


A Aerogare de Bissalanca.


A Aerogare de Bissalanca foi, sem sombra de dúvidas, sentimental e emocionalmente, um dos locais mais importantes para todos quanto viveram parte das suas vidas, na ex-província da Guiné, principalmente para os militares da F.A.P.

Considero assim, porque, a exemplo do Cais da Rocha de Conde de Óbidos em Lisboa, igualmente local de tantas partidas e chegadas dos navios que transportavam, na sua grande maioria, os nossos camaradas do Exército e da Marinha, também a Aerogare de Bissalanca tinha a mesma finalidade quanto ao pessoal da “aviação”.

Legenda:Aerogare e Torre de Controle do Aeroporto de Bissalanca,hoje Aeroporto Osvaldo Vieira.
Foto:Américo Dimas

Era ali que chegavam os “maçaricos”, jovens cheios de curiosidade e de expectativa e muito mais tarde, já com a conotação de “velhinhos”, se despediam daquelas terras, levando a bagagem carregada de bons e maus momentos, repleta de situações por eles nunca antes vividas, após cerca de dois anos de uma vivência impar, marcando até, para sempre, os seus caracteres, as suas personalidades, de tal forma que, passadas que são quatro décadas, ainda é motivo de recordação e saudade.

Quantos não sentiram, ao passar naquelas portas, no último percurso a caminho da aeronave que os transportaria de regresso à “Metrópole”, um misto de emoções e até a sensação de saudade?! por perceberem que ali findava um importante capítulo das suas vidas.

Para recordar, junto a foto do edifício, no seu esplendor máximo.

Cordiais cumprimentos

Américo

VB: Estou plenamente de acordo contigo Américo.

Foram momentos inesquecíveis os que vivemos ao aterrar neste aeroporto,o abrir da porta do avião e aquele cheiro a terra africana era uma marca que ainda hoje nos acompanha.Depois a partida.Embora fosse o desejo de todos nós,mas quando se deixava o aeroporto e se entrava no avião... Enfim,é um saudoso passado.