domingo, 25 de abril de 2010

VOO 1647 O 25 DE ABRIL DE 1974,NA BEIRA-MOÇAMBIQUE.



Augusto Ferreira

2ºSargºMil.Melec./Inst./Av.

Coimbra




25 deAbril de 1974



Amigos e companheiros estou aqui hoje, para vos relatar como tomei conhecimento deste dia, que mudou por completo o rumo da nossa história recente.

Estava destacado em 25 Abril de 74 na BA10-Beira-Moçambique com alguns T6G do AB7.

Ao final do dia regressámos à cidade na habitual camioneta azul da base e fomos até aos nossos alojamentos, que ficavam no “Bucelato” tomar o respectivo banho e mudar de roupa, saindo de seguida, para o nosso habitual passeio pela baixa da cidade.

Legenda: Hotel Capri,Beira.
Foto:Augusto Ferreira


Quando chegámos à Praça do Município, verificámos que havia um grande aglomerado de pessoas, junto da parede de vidro do Café Capri, que se misturavam com um grande grupo de “Bifes”, que estavam na sua esplanada e seriam da África do Sul ou da antiga Rodésia, pois estariam por ali de férias.

Aproximámo-nos para ver o que se passava e verificámos que estava colado nesse vidro, uma folha do jornal “Notícias da Beira”, com o seu logótipo na parte superior e na parte de baixo escrito à mão, com marcador azul grosso o seguinte:

“GOLPE DE ESTADO EM PORTUGAL”

“DEPOSTO O 1º MINISTRO MARCELO CAETANO”

Ao lermos isto, ficámos estupefactos e olhámos uns para os outros.

Não podia ser, alguém estava a brincar com isto e era perigoso. Pensámos, é melhor é irmos andando, porque senão chega por aí alguém da PIDE e vamos todos dentro. Sim porque eles tinham um papel muito activo na Província e eu pessoalmente, cheguei a viajar em Alouett III com uma senhora da PIDE num voo, que aproveitei para ir reparar uma DO27 a um AM.

Para quem tinha vivido toda a vida numa ditadura, não era possível as coisas mudarem assim com toda esta facilidade.

Meus amigos só no dia seguinte, é que na nossa central de emissores da BA10, conseguimos confirmar esta situação, quando sintonizámos a Emissora Nacional e ouvimos em directo as primeiras notícias do golpe e da formação da Junta de Salvação Nacional.

Como é do conhecimento geral, os filtros na informação eram muito fortes e só praticamente um dia depois, pudemos confirmar o acontecimento.

As coisas andaram muito confusas por lá, nos dias que se seguiram.

Se a memória não me falha, penso que umas semanas depois estiveram na BA10, um grupo de militares de Lisboa, a informar-nos do que tinha realmente acontecido. Nesse grupo julgo que estava também o então Cap. Otelo Saraiva de Carvalho.

Um BOM 25 DE ABRIL para todos.

Um grande abraço para todos os Zés Especiais e amigos da nossa Linha da Frente.


Augusto Ferreira


VB: Pois é Augusto,passados estes 36 anos,vejo este País no caos e estou constantemente a procurar a mim próprio: Será que nós desse tempo não teremos ainda forças para actualmente fazer outro, mas sem cravos?!... Somos 1.000.000,será que 500.000 não se sentem ainda com forças para repor a verdade deste País?