João Carlos Silva
Comando do Especialistas da BA12
BA6, MMA, 2ª/79
Sobreda
Sobreda
Companheiros,
Neste Sábado, dia 24 de Abril, tive o prazer de me incorporar no encontro do grupo NANAMUE e Outros que teve lugar em Esposende, "um privilégio da natureza" (como muito bem diz um dos organizadores Manuel Maria Ferreira). Como saberão, estes companheiros Especialistas serviram em Moçambique, mais precisamente em Nampula, Nacala e Mueda e têm a gentileza de receber de braços abertos outros Zés Especiais mesmo que não tenham andado por "lá", como é o meu caso (só entrei na FAP em 1979).
Legenda: Bolo comemorativo NANAMUE.
Foto: João Carlos Silva (direitos reservados).
O pessoal de Lisboa e arredores saiu pela "fresquinha" da ex- Feira Popular (local de onde também saímos para o Encontro Anual da AEFA). Sempre em amena cavaqueira, rapidamente tivemos de reabastecer em pleno voo com destino a Esposende.
Legenda: Preparativos para reabastecimento em voo.Foto: João Carlos Silva (direitos reservados).
Aí chegados, fomos muito bem recebidos pelos companheiros do Norte e brindados com umas passagens de Alouette III.
Foto: João Carlos Silva (direitos reservados).
Após algumas brilhantes entradas, abrimos as hostilidades e, com o esqueleto em repouso, carregámos as baterias.
Foto: João Carlos Silva (direitos reservados).
Legenda: Os irmãos José Luis e António RIBEIRO.Foto: João Carlos Silva (direitos reservados).
Legenda: da esqªpara dirª Luis Henrique e sr. General Queiroga.Foto: João Carlos Silva (direitos reservados).
Um pouco depois e em boa hora, a veia artística impôs a sua lei e, liderados pelo Rosil, naturalmente se impuseram uns felizes momentos de Fado.
Foto: João Carlos Silva (direitos reservados).
O Rosil, veterano de 1959, curiosamente ainda é do meu tempo, isto é, era eu 1º Cabo Especialista acabado de chegar do curso na OTA à Esquadra 301 "Jaguares" na BA6 e o Rosil era o 1º Sargento responsável pela secção Eléctrica dessa mesma Esquadra. Pouco depois, em 1981, teve a "pouca sorte" de ser colocado na esquadra 303 Tigres na BA4 Açores. Eu tinha lá estado no 1º destacamento dos FIAT G91 nas Lajes, de Agosto a Outubro de 1980, mas, em Janeiro de 1981 com a criação da Esquadra 303 começaram a ser aí colocados elementos da 301, incluindo o Rosil e o "velho" Mendonça, um 1º Sargento que me chefiou na manutenção na BA6 e que me deixou boas recordações. Também alguns Zés do meu curso, como o Vítor Carmo que já tinha andado comigo no Liceu Gil Vicente, na Graça em Lisboa. Eu, safei-me.
Enfim, um dia Especial bem passado em sã camaradagem como é apanágio dos Zés Especiais.
Um abraço a toda a Linha da Frente,
João Carlos Silva