segunda-feira, 26 de abril de 2010

VOO 1649 NÃO,NÃO ESTAVA CACIMBADO.




Victor Sotero Cavaleiro

SargºMor EABT(rEFº)
Damaia




Meu Comandante:
As minhas saudações aeronáuticas a toda a linha da frente e aos "ZÉS ESPECIAIS" que nos "visitam"


Veio-me à lembrança um episódio pitoresco que se passou comigo e com a minha turma de alunos nas aulas regimentais, no primeiro andar do hangar da manutenção do A.B.3-NEGAGE.
Logo que fui colocado nesta unidade, passado pouco tempo, ofereci-me para dar aulas como monitor das aulas regimentais.

-Estava dispensado das formaturas de recolher, da 1ª e 3ª refeições e podia usar traje civil aos Sábados de tarde, Domingos e feriados.
Não era para mim o mais importante.
O mais importante, era ensinar a ler e a escrever quem não sabia absolutamente nada.
As aulas eram ministradas no hangar da manutenção, em salas preparadas especialmente para o ensino. Estavam mobiladas com as "carteiras" para duas pessoas, que levantavam uma tampa de cada lado e ao meio tinham um tinteiro em porcelana para tinta permanente.Quem queria, podia utilizar as canetas de madeira com os aparos. Outros, usavam já as famosas esferográficas "BIC-LARANJA".
Por volta das cinco da tarde, eu saía da Esquadrilha de Abastecimento e deslocava-me para o hangar a fim de dar início às aulas.
-Era ao fim de uma tarde de um dia muito "trovejado"!
Viam-se relâmpagos, trovejava e chovia por tudo quanto era sítio.
A sala, mesmo que iluminada, tornou-se muito escura parecendo já noite.
Respirava-se dentro da sala um certo clima de apreensão pelo respeito que a enorme trovoada nos impunha.
Para tentar desanuviar o ambiente, lembrei-me que dentro da minha pasta tinha um desenho a tinta da china que fiz passar pelas carteiras a fim de ser visto pelos alunos.
Tendo perguntado se alguém sabia o que era, ninguém me soube dizer.
Então, porque tinha confiança com o Álvaro, (rapaz a quem por diversas vezes já lhe tinha escrito aerogramas para a família), pedi-lhe que olhasse por instantes para a "imagem" que estava dentro do circulo preto e que não pestanejasse, mesmo quando olhasse para a parede.
Passados alguns momentos, digo-lhe para olhar para a parede sem pestanejar. Haveria de ver uma "roda" amarelada e depois...
Ao mesmo tempo que olhava para a parede, e começa a "ver"..., a sala iluminou-se com um intenso clarão de um relâmpago logo seguido de enorme ribombada de trovões.
Todos ficaram assustados, mas o Álvaro, aos gritos, saltou da carteira, abriu a porta da sala de aulas e correndo escadas abaixo, atravessando o hangar, sempre a correr, foi para a placa sem ninguém o poder ter tido parado.
Os nossos "ZÉS" que ainda estavam no hangar de volta de um DO-27, ao verem tal "espectáculo", gritavam: -Está cacimbado!

Quiseram saber o que se tinha passado.Então, mostrei-lhes o desenho que tinha comigo. Era uma espécie de "negativo" fotográfico que a nossa visão transforma em imagem de Cristo.
O Álvaro, naquele fim de tarde tinha visto Jesus Cristo na parede da sala, no meio de uma enorme trovoada.
No dia seguinte, alguns "ZÉS ESPECIAIS" andavam com o desenho na mão e a olhar para o Céu.
Impressionaste: -Viam a imagem de Jesus Cristo no Céu!
Ao Comando, a toda esta magnifica Linha da Frente, as minhas saudações aeronáuticas.

Sotero

Nota.:-Atrasado mas comungando dos aniversários dos nossos Comandantes, desejo que mais um ano seja de inteira felicidade.
Peço desculpa pelo atraso.

VB: Bom Dia,Sotero.
Realmente estávamos a estranhar a ausência dos teus voos.
Quero,em meu nome pessoal e do Augusto,agradecer-te os parabéns que nos desejas-te,nunca é tarde para os verdadeiros amigos manifestarem os seus sentimentos.