terça-feira, 4 de maio de 2010

VOO 1676 UMA HISTÓRIA DE BISSALANCA.


Jorge Mariano
Alf.Mil.Engº.Quimico

Coimbra


Caros Amigos
Não sou Especialista mas estive convosco em Bissalanca nestas datas de Jan de 71 a Out de 73 eu reconheço-os mal porque o meu contacto pessoal com cada um foi pequeno.
Eu sou Jorge Mariano era nessa data Alf Engº Quimico na Base era o responsável pela Gasolina de carros e Aviões e comandava a Secção de Combustíveis da Base.
Recordo-me perfeitamente do Acidente com o DO que ardeu .

Legenda: Incêndio na linha da frente das DO-27,provocado pelo disparo de um Very-Ligth feito pelo Ten.Pilav. Marques.
Foto:Victor Barata(direitos reservados)

O Ten Marques estava ao pé de mim á porta do bar de Pilotos junto á Linha da frente a mexer na pistola de sinais. De repente dispara, e o projéctil vai aos saltos direita ao local de aparcamento dos DO.
No chão havia uma poça de gasolina, (não devia existir), porque o DO acabava de ser abastecido. Incendiou-se instantaneamente não houve tempo sequer de pegar nos extintores apenas se afastaram os outros DO como se vê na fotografia parecia papel.
Do Ten. Marques nunca mais ouvi falar.
Recordo uma viagem que fiz com ele julgo que antes disto acontecer aí pelas 6H30 da manhã, julgo que a caminho de Nova Lamego nas minhas viagens de inspecção aos combustíveis no mato.
O sol estava a nascer batia-nos exactamente de frente pois era a direcção da nossa rota.
- Diz me ele estou com um sono terrível…
- Então como eu também levava auscultadores fomos a cantar ao desafio para ver se ele não adormecia.
Quando tiverem um encontro puderem e quiserem digam-me, como fui em rendição individual, e fiz toda a formação anterior no exercito nunca encontro ninguém com quem estivesse na Guiné.
Do nosso Comandante Moura Pinto tenho memórias extraordinárias, era um homem excepcional, costumo dizer que foi o homem mais inteligente que conheci nos 3 anos de serviço militar.
Mas essas historias ficaram para outra vez se a vossa paciência e regras do Blog permitirem.
Já agora o tal cão que esta no meio dos dois que estão ao banho em Bubaque era o “borrachão”.
Abraço a todos, espero que alguém se recorde de mim.

Jorge Mariano

No mesmo dia,e em virtude de não haver elementos identificativos do Jorge,respondemos assim:

Olá Jorge.

É para nós uma honra muito grande receber-te neste pequeno mas significativo espaço,pois aqui recordamos momentos já mais esquecidos e reencontramo-nos.
Eu sou o Victor Barata,estou na foto a que te referes de Bubaque onde aparece o "Borrachão",sou o da esquerda.Quanto á fotos da DO 27 a arder,foram-me oferecidas camufladamente por um sargºda sec.de fotografia que se encontrava junto á secretaria da linha.Eu estava a trabalhar dentro da referida aeronave.
Pois bem,as regras deste blog são simples,tens que nos enviares duas fotos,uma militar e outra actual,os teus contactos,postal e tel.,o teu curriculum militar e contares as tuas histórias da guerra.Vais ter certamente,como recompensa,o contacto de alguns camaradas que não mais tornaste a ver.
Vamos ficar à espera para assim entrares nesta "Tertúlia LINHA DA FRENTE" e publicarmos esta tua "HISTÓRIA DE BISSALANCA".
Um abraço.
Victor Barata

Finalmente no dia 2 de Maio,o Jorge passou a integrar a Tabanca "Linha da Frente" através de mail:

Caro Victor Barata

Levou tempo a encontrar fotos da Guiné.

Embora a marca desses tempo seja grande a memória já me falta.

Especialmente nomes não recordo nenhuns.

Curriculum militar.

Fui para Mafra para a EPI em 5-1-70 onde fiz a recruta como soldado cadete.

Daí passei ao fim de 3 meses para Sacavem onde fiz a Especialidade.

Saí com a Especialidade de Ast Ofc Engº Químico e fui requisitado para a FA.

Daí fui para um serviço próximo do Marquês que vendia Combustíveis aos militares da FA terei estado 2 meses.

Então fui para a OTA como professor de futuros especialistas onde terei estado 10 meses.

Fui mobilizado para a BA12 em 28-1-71 viajei num Superconstelation de 4 motores que só partiu á 4ª tentativa.

Na BA12 fui comandar o serviço de Combustíveis – bombas Auto e Abastecimento de Aviões na linha da Frente e ainda os depósitos de Combustíveis no “Mato” – Farim; Aldeia Formosa; Bafata; Teixeira Pinto; Nova Lamego e outra que não recordo. Dos pilotos existia também um oficial de combustíveis que era o Alf Carpinteiro.

Terminei a Comissão em Out de 1972, 3 meses antes porque tinha uma bolsa para doutoramento no Imperial College em Londres com começo em Out. Mas apesar de ter regressado mais cedo não me deixaram sair sem completar os 3 anos de tropa pelo que fui colocado nas OGMA em Alverca de onde passei á disponibilidade em Jan de 73.

Depois disso regressei á Universidade de Coimbra onde era Assistente

Em Agosto 1973 fundei com outros amigos a Fabrica de Cerâmica Azulejo Poceram de que fui Administrador r Director técnico até 1982 quando vendi e saí.

Depois criei uma Empresa de Projectos EEP em Coimbra e continuei como professor na UC e depois no Politécnico de Coimbra

Reformei-me há 2 meses.

Das historias da Guiné tenho várias que gostaria de contar:

1ª Quando o Gen Spinola foi retido á porta de Armas da Base para identificação.

2ª Quando da criação de uma cidade?! A sul de Bambadinca na outra margem do GEBA e as peripécias do arranque.

3ª O ataque á BA12 com rpg do fundo da pista.

4ª Uma viagem a Lisboa com um navegador que era um “Nabo”, o piloto era Cap Loureiro – (que se passa com ele!?)

E outras que agora não recordo.Envio as fotos que pediram não conheço pelo nome ninguém nem nunca mais encontrei ninguém.





Envio a foto do Fiat 1100 que tinha em Bissau que por certo alguns recordarão ( a foto sou eu com a Emília minha mulher quando me visitou na Pascoa de 1972).

Já chega por hoje um abraço

Jorge Mariano

VB.Caro Companheiro Mariano,com muita honra que te recebemos no seio desta enorme família a que pertences,a FAP.
Embora a nossa relação,por motivos profissionais,não fosse muito frequente,lembro-me perfeitamente de ti.
Quanto ao "tal" disparo do Marques,eu estava na linha quando tal aconteceu e atendendo a ser um dos intervenientes no cenário,o Sargº.que esta com uma máquina à porta da secretaria,ofereceu-me as fotos secretamente,pois como sabes era proibido fazer fotografia daqueles episódios.
Deixo aqui um apelo para quem poder identificar os intervenientes nas fotos expostas o favor de o denunciar.
Queremos também apresentar as nossas desculpas pela morosidade da postagem do teu "VOO",mas o tempo é muito traiçoeiro.
Agora Mariano,vamos ficar à espera dos teus voos.