terça-feira, 4 de maio de 2010

VOO 1683 GUALDINO MOURA PINTO,QUE GRANDE HOMEM




Fernando Moutinho
Cap.Piloto

Alhandra





Boa tarde Barata
Acabei de visitar "B.A. 12" e ... fiquei sensibilizado pelo comentário ao Voo 1675 de Miguel Pessoa.
Como estou para mudar de habitação ando a "filtrar" as minhas coisas. Entre elas encontrei uma base de copos autografada pelos Dragões acabados de se exibirem na Bélgica.
Depois do Festival fomos os 5 (4 Dragões mais o Ten Valla - reserva) jantar a um Restaurante sossegado a sul de Liege perto de SPA.


Para comemorar todos assinamos uma base de copos como recordação.
Em destaque a rubrica do Cap. Moura Pinto.
Um abraço
Moutinho


(*)Cap. Moura Pinto – grande Homem

Tive uma relação muito próxima com o Capitão Moura Pinto.
Começou quando ele foi Comandante da Esquadrilha C da Esquadra 21,
seguindo-se no comando da mesma Esquadra. Fui seu asa na Esquadrilha
Acrobáticas “Os Dragões”, com continuação para Esquadra 50/51 na Ota
e Monte Real.
Fui, aquilo que popularmente se denomina – “o seu braço direito”.
Trabalhávamos totalmente em sintonia. Não estou a referir-me aos
voos, independentemente de ter pertencido aos Dragões, refiro-me a
trabalhos do dia-a-dia. O Capitão Moura Pinto tendo sido nomeado
Oficial de Segurança de Voo da Base (na Ota), precisou de
colaboradores para a feitura duma Revista de Segurança de Voo da
B.A. 2. Para o efeito, convidou o Fur. Pil Carvalheira para "os
bonecos" e precisando de alguém que soubesse escrevinhar à máquina e
tratasse da edição, acabei por ser o seu colaborador. Nunca me
arrependi, antes pelo contrário, tive e tenho orgulho em o ter
servido. Foi um longo (alguns anos) e frutuoso período de relações
que muito me honraram e engrandeceram. Desfrutei de algumas
aventuras na sua companhia. Aprendi muito com o seu exemplo.
Apreciava a sua lealdade e o rigor que colocava em tudo que fazia.
Foi na convivência com o Cap. Moura Pinto que eu me tornei, também,
muito rigoroso nas minhas actividades aeronáuticas. Tornei-me, posso
dizê-lo com orgulho, eficiente. A ele o devo.
Foi um grande Homem que recordo com saudade e perene respeito.
Curvo-me em sua Honra.

(*)
Extraído do Blog "As memórias do Fernando Moutinho"