sexta-feira, 7 de maio de 2010

VOO 1690 O DOUGLAS DC-6.






Manuel Lema Santos

1ºTen.Reserva Naval
Sintra


Meu Caro Victor Barata,
Daqui, um cumprimento para todos os camaradas "Especialistas da BA 12!".
Nos meus esboços e relatos Guiné figura, em memória, a imagem de um quadrimotor DC 6 (?) da FAP que, em 31 de Maio de 1966, terá transportado para a Guiné, além de outros passageiros, 13 oficiais da Reserva Naval da Marinha de Guerra que ali iam prestar serviço, entre os quais, eu próprio (todos do mesmo curso).
O referido voo fez escala na ilha do Sal, em Cabo Verde, resolveu alguns problemas técnicos (?) e nove horas e quarenta e cinco minutos depois deixou-nos em Bissau - Bissalanca.

Legenda:Um avião DC-6 de passageiros estacionado na placa da BA 12,em Bissalanca.
Foto: Victor Barata

Legenda:Um avião DC-6 da FAP,actualmente no estado de degradação como a figura deixa transparcer.
Foto: Pedro Garcia

Tens possibilidade de me facultar ou dizer onde posso arranjar uma imagem desse (de um desses...) avião/ões que tinha a particularidade de ser de transporte de paraquedistas?
Haverá imagens de interior disponíveis em algum sítio? Gostava de rever os bancos de lona onde fui sentado, etc.
Julgo que já uma vez, lá para trás, abordei este tema contigo mas...perdido no tempo! Têm busca no blogue? Não consegui descobrir a não ser o histórico.
Faço questão de não te dar muito trabalho!
Abraço extensivo a toda a equipa,
Manuel Lema Santos

VB. Olá Manuel. Lamento não te poder facultar uma foto do interior do DC-6B, que é o de carga e,o que transportava paraquedistas para saltar,pois apenas possuo estas. A primeira é efectivamente,esse tipo de avião,mas só tenho esta foto do seu exterior. A outra é,ou melhor,foi de passageiros e que se encontra neste lamentável estado de degradação. Estas aeronaves fizeram muitas muitas viagens entre o continente e as províncias ultramarinas de Angola,Moçambique e Guiné quando da Guerra Colonial.