quarta-feira, 2 de junho de 2010

VOO 1757 HOMENAGEM DA ADFA À FORÇA AÉREA PORTUGUESA.






Nuno Almeida " Poeta""

Esp.MMA "Canibais" (DFA)
Lisboa


Amigos, camaradas, companheiros:
segue a mensagem que recebi da ADFA



ADFA

ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES DAS FORÇAS ARMADAS

“Um Hino à vida que os rotores dos Helicópteros e as hélices dos aviões tornaram possível a partir das picadas sangrentas de África”

(1961 / 1974 – Guerra Colonial)

Homenagem da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) à Força Aérea Portuguesa

Vai ter lugar na Base Aérea n.º 1 (Sintra), a 19 de Junho 2010 uma homenagem dos Deficientes Militares (Associação dos Deficientes das Forças Armadas) à Força Aérea Portuguesa numa acção de profundo reconhecimento pelo trabalho executado em inúmeras missões durante a guerra colonial (1961 / 1974).

O evento tem como base o contexto de que coube a este Ramo das Forças Armadas a missão de evacuar os feridos em combate na Guerra Colonial, muitas vezes em circunstâncias difíceis e que deixaram em todos os deficientes militares um sentimento de profundo agradecimento, “pelo facto de apesar de deficientes, estarmos vivos e activos na vida que procuramos após o regresso da Guerra Colonial”.

O lema “Ninguém Fica Para Trás” ficou marcado indelevelmente como última esperança daqueles que foram obrigados a combater nas frentes de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau.

A iniciativa tem início às 9h30, sob o alto patrocínio do general CEMFA, Luís Evangelista Esteves de Araújo, que presidirá a todo o evento. Inicia-se a essa hora a concentração dos deficientes militares e dirigentes da ADFA na BA1.
Pelas 10h00 tem lugar uma visita ao MUSAR (Museu do Ar), onde será servido um café aos visitantes.
Às 11h20 haverá actividade aérea envolvendo um helicóptero Allouette III e uma DO-27.
Pelas 12h15 haverá uma Sessão Solene na Academia da Força Aérea – Auditório, com uma palestra subordinada ao tema “A Força Aérea na Guerra do Ultramar” e Briefing “A Força Aérea na actualidade” e “A Força Aérea no futuro”. Depois terá lugar uma intervenção do presidente da Direcção Nacional, José Arruda, com entrega de lembrança da ADFA à Força Aérea.
As palavras de encerramento serão proferidas pelo general CEMFA Luís Araújo.
O encontro de homenagem culmina com um almoço volante no Palácio (BA1), pelas 13h15.
A homenagem que a ADFA pretende prestar à Força Aérea, corresponde à vontade expressa de muitos deficientes militares que reconhecem o esforço da missão que coube a este Ramo das Forças Armadas na evacuação dos feridos em combate, durante a guerra colonial.

Acompanhar este acto de profundo significado e solidário é um imperativo de todos nós.

A Direcção Nacional da ADFA

Para mais informações:

Gabinete dos Órgãos Sociais Nacionais

217512681 d.nacional@adfa-portugal.com
Web:
www.adfa-portugal.com


Sobre a Associação dos Deficientes das Forças Armadas

A Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA), fundada em 14 de Maio de 1974, com sede em Lisboa, doze delegações implantadas por todo o território Nacional, e tem por objectivo “a defesa e a promoção dos interesses sociais, económicos, culturais, morais e profissionais dos seus associados”, competindo-lhe, nomeadamente, “desenvolver e congregar esforços no sentido de reabilitar e reintegrar na sociedade todos os associados que sejam deficientes; prestar-lhes apoio na defesa dos seus interesses e direitos e fomentar a criação de condições tendentes à preservação da qualidade de vida dos associados, em adequação a todas as fases etárias”.

A ADFA representa Portugal na FMAC desde 1982, participando activamente tanto em reuniões de carácter mundial como regional. A realidade dos antigos combatentes e deficientes de guerra portugueses está, assim, presente nas preocupações e medidas de nível mundial.

Reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública e de Organização não Governamental, a organização tem pautado a sua actuação no sentido da alteração de mentalidades, atitudes e comportamentos, desempenhando um importante papel na divulgação da imagem da pessoa deficiente como cidadão de pleno direito, em igualdade de oportunidades e deveres.

A ADFA participa activamente nos trabalhos e projectos do Instituto Nacional Para a Reabilitação (INR) e do Conselho Nacional para a Reabilitação, contribuiu de forma decisiva para a criação da Federação de Desporto para Deficientes, e criou e gere várias infra-estruturas vitais para a reabilitação e integração, como sejam a Tipografia-Escola e o Centro de Reabilitação Profissional de Gaia, este último considerado uma referência de excelência a nível europeu. Tem também cooperado activamente com as organizações congéneres dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), apoiando o seu desenvolvimento e disponibilizando apoio técnico para implementação de projectos de reabilitação e reintegração social de deficientes militares.

A acção da ADFA é reconhecida pelos órgãos de soberania tendo em Fevereiro de 1996 sido condecorada com a Ordem do Mérito pelo então Presidente da Republica Dtº Mário Soares. O Presidente da Republica Professor Dr. Anibal Cavaco Silva em Dezembro de 2008, condecorou esta Instituição com a Ordem da Liberdade.

Associação dos Deficientes das Forças Armadas

Av. Padre Cruz, 1600-560 Lisboa

Telf.: 217 512 681 — Fax: 217 512 610

d.nacional@adfa-portugal.com - www.adfa-portugal.com