domingo, 20 de junho de 2010

VOO 1789 MOVIMENTO AÉREO EM DIVERSOS PAÍSES-TEMPO REAL.






Fabrício Marcelino
Esp.MMA
Leiria



Caros comandantes desta aeronave e toda a tripulação da mesma. Como têm conhecimento, o site NavPT project, deliciou os entusiasta pela aviação durante uns tempos.Aí, como sabemos, podíamos seguir a rota dos aviões comerciais, ver modelo dos mesmos,a que companhia pertenciam,as coordenadas em que seguiam,a altitude, velocidade etc. Como as autoridades portuguesas entenderam que era perigoso,pois podia pôr em perigo a segurança aérea do país,obrigaram a fechar o site!
Há no entanto, outros sites, que não são portugueses.Mostram não só Portugal,como também parte da Europa.Um site é www.localizatodo.com.,a seguir abre uma página e é clicar em localizatodo, tem-se logo tudo o que se quer.Ao abrir esta página, na barra da esquerda podemos pedir aviões, barcos, telemóveis com GPS etc.Depois ao clicar em cima do Avião, aparece uma Linha de determinada cor.Seguindo a mesma, indica de onde vem e para onde vai.Indica igualmente as coordenadas e outros elementos atrás descritos.Dá para explorar mais coisas.
O outro site é casper aircraft tracking,ou casper.frontier.nl/.Este, quando se abre a página tem um barra do lado esquerdo onde podemos escolher o país que pretendemos ver o movimento aéreo,ou clicar em cima dos pontos brancos que estão a designar cada cidade da Europa.Se abrir uma barra do lado esquerdo que não mostre as cidades dos países a escolher,deve-se clicar onde diz: To view other airports visit our portal.A seguir abre a atrás referida. Só não consigo é o som em qualquer deles.
Deixo aqui a informação para os colegas que se possam interessar.
Um abraço
Marcelino