terça-feira, 6 de julho de 2010

Voo 1816 AS NOSSAS RELIQUIAS.(II)




António Six

Esp.MMA
Cascais


CAUDRON G.3

Entrada ao Serviço 1916 abate em 1933

Este avião, foi da maior importância para a Aeronáutica Portuguesa quer na formação de pilotos, quer ainda para a industria Aeronáutica dado terem sido construídos no P.M.A. parque de Material Aeronáutico em Alverca. OGMA entre 1922 e 1924 50 aviões deste tipo, que se passaram a chamar PMA Caudrons G3 sendo o primeiro baptizado com o nome de Andorinha. Inicialmente foram colocados em Vila Nova da Rainha na Escola de Aeronáutica Militar onde permaneceram até ao seu encerramento em 1920.


Passam então os Caudrons G3, para a EMA . Escola Militar de Aviação, situada na Granja do Marquês em Sintra. Em 1925 eram aqui usados 14 Caudrons G3 para instrução básica, dada a sua robustez

6 Aviões Caudrons foram destacados para Angola tendo efectuado o circuito do Norte de Angola que se iniciou em 13 de Setembro de 1924 e terminado em 28 de Setembro ligando as cidades de Luanda, Ambriz, Ambrizete e St António do Zaire, e regresso tendo como tripulação Emílio de Carvalho e o mecânico Américo Rodrigues


Curiosamente, 2 aviões Caudrons G3 aterraram em Tancos em 27 de Outubro de 1924, tendo sido assim inaugurada a pista de Tancos eram pilotos os Cap. Ribeiro da Fonseca e Luis Gonzaga.

DADOS TÉCNICOS

Avião mono motor com trem de aterragem fixo com patim de cauda, biplano com dois estabilizadores verticais, revestido a tela, cabine bilugar descoberta. Usado para missões de observação e mais tarde para instrução

Construtor Avions Caudron , França

Sob Licença Parque de Material Aeronáutico PMA

Motor: Estava equipado com um motor Rhone 80 Hp de 9 cilindros em estrela rotativa arrefecidos por ar.

Hélice em madeira duas pás e passo fixo

Dimensões

Envergadura 13,40m Comprimento 6,40 m Altura2,70m Sup. Alar 27,m2

Performances Vel Maxima 115 Km/H Vel. Cruzeiro Desconhecido. Teto de Serviço 4.000 m

Raio de Acção 450km