terça-feira, 6 de julho de 2010

Voo 1815 LEMBRAM-SE DOS "DIAMANTES NEGROS"?



Carlos José Santos(Biltro)
Esp.OPC
Sintra



Cumprimentando todos os camaradas, queria agradecer aos Comandantes do Blogue pela actividade e interesse cada vez maior que o mesmo vai tendo, e, em seguida ao Vítor Sotero, que lá vai desencantar ao fundo do Baú estes arquivos que fizeram a história dos nossos vinte anos.
A Festa de Natal do GDACI 2007, Unidade da qual eu fazia parte por ser Operador de Comunicações, destacado na DIRECÇÃO DE SERVIÇO DE INSTRUÇÃO, na Fontes Pereira de Mello, (às Picoas) e, como sabiam que eu estava ligado aos Diamantes Negros pediram-me para fazer parte do elenco.

Legenda:O Conjunto Diamantes Negros,actuando no Baile da Camélias no dia 19 de Março de 1966.Da esqª/dirª.Luis Cardoso,Carlos Rodrigues,Carlos Henriques,Henrique Max(filho do Max),já falecido e (eu)Carlos Santos.

Legenda:
O conjunto musical"Diamantes Negros",antes da sua actuação.

Destaco a disponibilidade da D.Hermínia Silva que depois de actuar para o Natal dos Hospitais (em Directo TV), onde naquele tempo era peça fundamental, foi para Monsanto já quase noite, actuar e, ainda levou o seu filho, também ele fadista amador, que cantava bem, mas tinha uma licenciatura e, só cantava em festas de beneficência. Veio a morrer de doença incurável, ainda antes da mãe.
O Sotero diz que embarcámos no Uíge em 28 de Fevereiro de 68, é de somenos importância, mas para rigor da verdade embarcámos em 28 de Janeiro de 68, e chegamos a Luanda 13 dias depois.
Dessa actuação no GDACI, destacar que pensei eu e a minha mulher que foi comigo, ser o último dia das nossas vidas, o motorista tinha carta militar, com 3 dias! Era um moço que nunca tinha saído praticamente do quartel, não sabia o caminho para Sintra veio trazer-me a mim e à minha mulher num Willis, com capota de lona entrava frio por todos os lados, luz no leep era como um candeeiro a petróleo, era ainda a antiga estrada Lisboa - Sintra, para quem se lembra sabe como era, e no meio daquela euforia toda, o condutor já vinha alegre, que susto!!!
Sobre a Festa esta não foi a única que os Diamantes colaboraram para a FAP, pois actuámos também no AB1, e na BA1, porque nós somos todos Sintrenses, e o pai de um nosso elemento (o Capitão Branco), pediu para irmos lá tocar a esta última numa festa no verão de 1967. No AB1 lembro-me que a festa também metia a Banda da FAP, o ano é que já não me lembro nem o motivo, mas parece-me que tinha a ver com o Natal ou algo lá perto porque foi no Inverno.
Era giro ter fotos desses acontecimentos, mas não tenho!
No AB3 as festas nos Clubes tanto de Sargentos como de Oficiais, e até no dos Especialistas estas menos, porque era dentro da Unidade e, nós não tínhamos lá as nossas caras metade, mesmo assim actuámos lá, desta feita com OS GÉNIOS do AB3.
Já na Vila do Negage, onde se situavam os Clubes de Sargentos e de Oficiais, tocámos várias vezes, especialmente no Clube de Oficiais, que tinham na esposa do nosso Comandante na altura, o Exmo. Senhor Ten. Cor. Pil Av. Belo, uma grande entusiasta, e, organizava festas pelos Santos Populares, passagem de Ano, e uma ou outra data alusiva e, marcante. Lá íamos nós, tocar a custo zero, e todos felizes ao Clube de Oficiais, porque as festas eram sempre de arromba.
Desculpem se me estiquei, mas recordar um bocadinho, é viver!
Bem hajam.
Grande abraço
Carlos José P. Santos

VB.Que belos momentos de recordação nos trazes Carlos.
Era interessante que nos identificasses os elementos que compõem as fotos.