sexta-feira, 9 de julho de 2010

Voo 1824 DIÁRIO DAS BEIRAS ASSOCIA-SE À HOMENAGEM.




VILA NOVA DE POIARES
Homenagem aos Pilotos





Legenda:Junto ao monumento erguido em memória dos nossos camaradas falecidos no acidente,o Victor Barata e o Cor.PA Gonçalves.(2009)
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)

Lembrar os pilotos que perderam a vida num acidente na Serra do Carvalho, num dos maiores acidentes da Força Aérea Portuguesa, é o objectivo da homenagem.

A partir das 11H00 de domingo o acidente de que vitimou oito pilotos da Força Aérea Portuguesa (FAP), a 1 de Julho de 1955, volta a ser recordado. Numa homenagem que se realiza 55 anos depois, na Serra do Carvalho, em Vila Nova de Poiares, os pilotos que pereceram neste acidente – num Thunder Jet – F 84 G – voltam, como vem acontecendo nos últimos anos, a ser alvo de uma homenagem.
Cerca das 11H00 realiza-se uma missa campal, junto ao monumento erigido em homenagem às vítimas do acidente, e depois de depositada uma coroa de flores decorre um almoço-convívio. Ocorrerá uma passagem de aeronaves da FAP completando esta cerimónia de homenagem, onde se procura manter viva a memória histórica do acidente ocorrido naquela serra, o mais trágico da FAP e também o maior do género a nível mundial.
O acidente aconteceu em 1955, por ocasião dos festejos do Dia da Aviação, quando oito dos doze aviões que compunham a formação comandada pelo Capitão Rangel Lima, chocaram em plena Serra do Carvalho.
José Gomes, presidente do Núcleo de Coimbra da Associação de Especialistas da Força Aérea Portuguesa (AEFA) explicou ao DIÁRIO AS BEIRAS que esta homenagem aos pilotos falecidos é organizada pela Força Aérea Portuguesa “à qual a AEFA se associa”.
O tenente António Albino Rocha Mós, os alferes Henrique Ferreira Pinto Howwell, Alfredo Fernandes Ventura Pinto, José Nobre Guerreiro Bispo, o Sargento Fernando da Silva Santos, e os furriéis Diniz Lopes Alves Martins, António Carvalho e Danilo Martins da Fonseca serão lembrados e recordados 55 anos depois. Na altura do acidente a esquadra era comandada pelo Capitão Rangel de Lima. Agora, referiu José Gomes, o tempo é de “homenagem”. Homenagem essa que no almoço de convívio junta cerca de 150 pessoas e aberta “a todos que pretendam participar”. A inscrição ainda pode ser feita contactando José Gomes pelo telefone 96 406 14 97.

Base de Origem do Voo:
Diário das Beiras(Rute Melo)