segunda-feira, 12 de julho de 2010

Voo 1833 SERRA DO CARVALHO LEMBRA OS SEUS HERÓIS.

A SERRA DO CARVALHO LEMBRA OS SEUS HERÓIS.


Legenda: Da esqª./dirª. João Carlos Silva,Victor Barata,João Mesquita e Augusto Ferreira,prestam a sua homenagem as camaradas falecidos.
Foto: Diário as Beiras(direitos reservados)

A Força Aérea Portuguesa, Associação de Especialistas da Força Aérea e a Câmara Municipal de Poiares, homenagearam os oito militares que morreram há 55 anos.
A emoção dominou todos os que, de alguma forma, viveram um dos mais tristes episódios da história já longa e heróica da Força Aérea Portuguesa (FAP). Ontem muitos se juntaram para recordar os oito militares que, há 55 anos, morreram quando os a
viões que pilotavam embateram na Serra do Carvalho, em Vila Nova de Poiares.
Foi a 1 de Julho de 1955. Comemorava-se o Dia da Aviação, quando oito dos 12 aviões que compunham a formação comandada pelo capitão Rangel Lima, chocaram em plena serra.Nesse dia, que até era de sol e boa visibilidade, havia apenas algumas nuvens baixas. Os 12 aviões vinham do lado da
Lousã, em direcção a Coimbra, mas só os primeiros quatro passaram a serra. Os outros embateram na serra,falecendo.
No acidente perderam a vida o

Tenente António Albino Rocha Mós
Alferes Henrique Ferreira
Pinto Howwell
Alferes Alfredo Fernandes Ventura Pinto

Alferes José Nobre Guerreiro Bispo
Sargento Fernando da Silva Santos
Furriel Diniz Lopes Alves Martins
Furriel António Carvalho
Furriel Danilo Martins da Fonseca.

Presentes, pela Força Aérea Portuguesa o Vice-Chefe Estado Maior ,Ten.Gen.Pilav. Luís Palma de Figueiredo,Oficiais,Sargºs e Praças da FAP,Guarda Honra formada por cadetes da Academia ,terno de Clarins, Polícia Aérea e Pessoal de Enfermagem da BA 5.
Pela Associação de Especialistas da Força Aérea, o presidente
da MAG,Artur Viegas,Presidente da Comisão de Gestão,Paulo Castro,Presidente do Núcleo de Coimbra,José Gomes, e cerca de cento e cinquenta Especialistas que se deslocaram de Minho,Esposende,Porto,Viseu,Leiria,Lisboa,Algarve e, obviamente os de Coimbra.
Pela Câmara Municipal de Poiares, o seu presidente, Jaime Marta Soares e a Vice-Presidente,Deolinda Maria Ferreira.
Confor
me o programa, ás 11 horas iniciou-se Eucaristia de Acção de Graças e de Sufrágio pelos Mortos,a que assistiram cerca de 200 pessoas. Lá estava, sempre atenta, a Nª Sº do Ar.

Legenda:Momento em que o sacerdote dava inicio à Santa Eucaristia.
Foto;Augusto Ferreira(direitos reservados)


Legenda:Um aspecto da assembleia da missa,vendo-se na primeira fila da esqª/dirª.Ten.Cor.TPAA Mário Gaspar,Chefe Rel.Púb.e Protocolo da FAP,Ten.Gen.Pilav.José Vizela Cardoso,Ten.Gen.Pilav.José Pinheiro,Srª.do Vics-CEMFA,Ten.Gen.Pilav.Luis Figueiredo,Vice-CEMFA, Jaime Marta Soares,Presidente da CMPoiares, Deolinda Ferreira Vice-Presidente da CMPoiares e (?).
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)

Legenda: Assembleia assistindo `Santa Missa.
Foto.Augusto Ferreia (direitos reservados)

Legenda: Mais uma panoramica da Assembleia
Foto.Augusto Ferreira(direitos reservados)
Esta missão, muito bem dirigida pelo Capelão, cujo nome não consigo recordar, teve o seu momento emocionante quando o terno de clarins iniciou o toque aos mortos.Que aperto senti dentro de mim,companheiros.A lágrimas tentar levantar,mas...borregaram!
Terminada a acção religiosa, deslocamo-nos para o monumento erguido pela C.M.Poiares, marco do fatidico acidente onde faleceram os nossos camaradas,sendo prestada a solene homenagem pela FAP,AEFA e CMPoiares, depositando, cada entidade, uma coroa de flores.

Legenda:Momento em que o Presidente do Núcleo de Coimbra da AEFA,José Gomes e o Presidente do Conselho de Gestão da AEFA depositavam uma coroa de flores junto ao monumento.
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)

Legenda: Aqui foi a vez do Presidente da CMPoiares,Jaime Soares e o Vice-CEMFA,Ten.Gen.Pilav Luis Figueiredo depositarem uma coroa de flores junto ao monumento..
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)

Terminado este acto,estava consumada a justa homenagem. Seguiu-se uma amena e sã conversação entre os presentes, civis e militares, como à algum tempo não víamos,

Atente-se nestas palavras do Vice-CEMFA:
“A cerimónia na Serra do Carvalho é, sobretudo, uma homenagem a quem morre a voar”, frisou. E é, também, uma forma de perpetuar a memória dos militares “que se entregaram totalmente com o sacrifício da própria vida”, referiu.
A tragédia foi recordada mais uma vez, agora como lição a tirar para o presente e para o futuro, mas também com apelos à colaboração, ao sacrifício e ao trabalho.


E,para manter a tradição, lá estava a Associação do Carvalho,com as portas do seu salão de aberto,mesas devidamente preparadas para nos servirem o que foi uma excelente refeição.Legenda: Aspecto geral do salão da Comissão do Carvalho,onde foi servida a refeição.
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)

Éramos cerca de cento e setenta pessoas a comer uma maravilhosa sopa da "pedra" e vitela de luxo.
Terminada a refeição, procedeu-se à entrega de lembranças
e os habituais agradecimentos.
Sobre a batuta do nosso "chefe de placa",Costa Ramos.
Anunciou de imediato a intervenção do Presidente do Núcleo
da AEFA de Coimbra,José Gomes.

Legenda:O Presidente do Núcleo de Coimbra da AEFA,José Gomes quando discursava.
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)

Começou por agradecer a presenças de todos os presentes e apelando à união da classe que ultimamente não tem andado com se desejaria. Terminou a sua intervenção com a oferta de uma jarra cerâmica com o símbolo da AEFA Núcleo de Coimbra,à C.M.Poiares na pessoa do seu presidente, Jaime Soares e outra à AEFA na pessoa do presidente da Comissão de Gestão, Paulo Castro

Legenda:O presidente da Comissão de Gestão da AEFA,Paulo Castro,agradecendo ao Núcleo de Coimbra a oferta.

Foto.Augusto Ferreira(direitos reservados)

Este tomou a palavra para agradecer a oferta e enaltecer o espírito desta grande FAMÍLIA ESPECIAL ao responder, mais uma vez, que sabe marcar a sua presença. Agora que está prestes a deixar o cargo que provisoriamente assumiu na estrura AEFA com a finalidade de a repor no seu verdadeiro caminho,deixou o apelo à UNIÃO e compreensão mutua da classe.

Legenda:Aqui foi a vez do Presidente da CMPoiares agradecer ao Núcleo e à Comissão de Gestão da AEFA a oferta e o momento proporcionado.
Foto:Augusto Ferreira(direitos reservados)

Por sua vez, o presidente da CMPoiares,Jaime Soares, enalteceu a valorização desta mui nobre família que tão bom nome deu à Força Aérea, apelando,ele também, à compreensão entre todos.
Terminada estas intervenções, foi o recordar de velhos tempos entre camaradas que já se não viam à algum tempo. Como já referimos, vieram camaradas de todos os pontos do País. Deixo-vos aqui mais algumas fotos. Permitam-me s enaltecer o trabalho do Augusto Ferreira(Comt.da Esqª.Rel.Públicas e Fotografia do Blog),pois fez cerca de 200 fotos!!!


Legenda: (?),Augusto e Felizardo

Legenda:O salão visto de outro ângulo.

Legenda:A sã camaradagem vivida, aqui demonstrada pelos companheiros vindos de Lisboa.O Zé Ribeiro,Dantas,Luis Henrique e outros cujo nome não me ocorre.