sexta-feira, 23 de julho de 2010

Voo 1846 OS COMBANTENTES DE LEIRIA.





Fabricio Marcelino
Esp.MMA
Leiria




Com os votos de boas férias, aos comandantes da aeronave e, a todos os colegas da tripulação,venho hoje demonstrar, com fotos, o quão pouco importantes foram e são, os ex-combatentes e, seus familiares,para certas individualidades, deste nosso país.
Como todos os colegas têm conhecimento, sou de Leiria.Cidade que ao longo dos anos nunca soube,ou nunca quis saber dos ex-combatentes e seus familiares.Senão vejamos:

a) - Não há em Leiria uma avenida,rua,largo,ou até um beco, com o nome, Combatentes do Ultramar.Há sim Av.Heróis de Angola,os outros não contam!


b) - Em 20-11-1966, foi inaugurada uma estátua, para perpetuar a memória dos combatentes das ex-Províncias Ultramarinas,oferecida pela Câmara Municipal de Leiria e as Senhoras de Leiria da ex-Mocidade Portuguesa.Esta foi colocada a um canto do Largo 5 de Outubro de 1910.Está ali como que envergonhada,mas ao menos está estimada!

c)
- Em 08 de Dezembro de 2004,o então ministro Paulo Portas,veio a Leiria inaugurar com pompa e circunstância,um monumento às mães,mulheres,namoradas e madrinhas de guerra, dos ex-combatentes do Ultramar.Acompanhado por militares,que lhe prestaram as devidas honras,foi feita a inauguração, num local junto Rio Lis,numa parte da cidade denominada Nova Leiria.Para o local, está previsto, desde há muitos anos, a implantação de um jardim.Só que o tempo foi passando,o jardim nunca se fez e, o referido monumento, está vergonhosamente desprezado, no estado que podem observar! Está ali a meter nojo,a Câmara podia e, devia, ao menos preservá-lo.Será que a ex-presidente da Câmara e o actual,bem como a carrada de vereadores,não passam por ali?

d) - Em 2008,um ex-combatente leiriense,mandou fazer um memorial de todos os ex-combatentes do concelho e, o mesmo foi aplicado num muro, noutro ponto do referido Largo 5 de Outubro de 1910, a cerca de 100m da estátua acima referida em b).

e) - Em 17 de Fevereiro de 2009 o Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes,inaugurou uma estátua,com a presença de todas as individualidades civis e militares da cidade e não só.Esta foi "abandonada" num local da Av.25 de Abril,onde por vezes está rodeada de um autêntico matagal,fazendo lembrar o capim, por onde passámos todos nós.Foi ali, que a Câmara de Leiria, achou ser um lugar mais indicado para a referida estátua,depois de ter indicado um recanto em frente ao Núcleo da Liga, num terreno que não pertencia à Câmara,mas sim a um prédio vizinho! Esta estátua está distante da mencionada na alínea b), cerca de 1km.Pergunto,será muito difícil, a Câmara de Leiria, encontrar na cidade ,um local indicado, para instalar todos os monumentos referentes aos ex-combatentes e, zelá-los devidamente?Junto fotos de tudo o que exponho para os colegas verificarem.
1) - Faço agora uma crítica à Liga dos Combatentes,da qual sou sócio.Segundo a minha visão, a estátua pouco diz aos ex-militares combatentes, porque os personagens constantes da mesma, são 3 civis e parece mais que vão para a feira que dista dali cerca de 100m,ou ver o futebol,porque está junto ao estádio!Não ficaria mais a propósito estarem os 3 fardados?
2) - Ao lado da referida estátua está uma pedra,colocada pelo Núcleo de Leiria da Liga dos combatentes, onde se pode ler que a mesma, "é um tributo à memória de todos os ex-combatentes da região de Leiria,envolvidos nos conflitos da 1ªGrande Guerra 1914/18 e, do ex-Ultramar 1960/70..." Aqui apraz-me perguntar,então e os combatentes de 1971 até ao final da guerra,não foram combatentes? Desconhecem que depois de 1970, morreram em combate, muitíssimos militares,incluindo colegas nossos da Força Aérea?

Fabrício Marcelino