Fabricio Marcelino
Esp.MMA
Leiria
Com os votos de boas férias, aos comandantes da aeronave e, a todos os colegas da tripulação,venho hoje demonstrar, com fotos, o quão pouco importantes foram e são, os ex-combatentes e, seus familiares,para certas individualidades, deste nosso país.
Como todos os colegas têm conhecimento, sou de Leiria.Cidade que ao longo dos anos nunca soube,ou nunca quis saber dos ex-combatentes e seus familiares.Senão vejamos:
a) - Não há em Leiria uma avenida,rua,largo,ou até um beco, com o nome, Combatentes do Ultramar.Há sim Av.Heróis de Angola,os outros não contam!
b) - Em 20-11-1966, foi inaugurada uma estátua, para perpetuar a memória dos combatentes das ex-Províncias Ultramarinas,oferecida pela Câmara Municipal de Leiria e as Senhoras de Leiria da ex-Mocidade Portuguesa.Esta foi colocada a um canto do Largo 5 de Outubro de 1910.Está ali como que envergonhada,mas ao menos está estimada!


d) - Em 2008,um ex-combatente leiriense,mandou fazer um memorial de todos os ex-combatentes do concelho e, o mesmo foi aplicado num muro, noutro ponto do referido Largo 5 de Outubro de 1910, a cerca de 100m da estátua acima referida em b).
1) - Faço agora uma crítica à Liga dos Combatentes,da qual sou sócio.Segundo a minha visão, a estátua pouco diz aos ex-militares combatentes, porque os personagens constantes da mesma, são 3 civis e parece mais que vão para a feira que dista dali cerca de 100m,ou ver o futebol,porque está junto ao estádio!Não ficaria mais a propósito estarem os 3 fardados?
2) - Ao lado da referida estátua está uma pedra,colocada pelo Núcleo de Leiria da Liga dos combatentes, onde se pode ler que a mesma, "é um tributo à memória de todos os ex-combatentes da região de Leiria,envolvidos nos conflitos da 1ªGrande Guerra 1914/18 e, do ex-Ultramar 1960/70..." Aqui apraz-me perguntar,então e os combatentes de 1971 até ao final da guerra,não foram combatentes? Desconhecem que depois de 1970, morreram em combate, muitíssimos militares,incluindo colegas nossos da Força Aérea?
Fabrício Marcelino