domingo, 29 de agosto de 2010

Voo 1892 A PARTIDA E O REGRESSO (6) JOÃO HENRIQUES.





João Henrique

M.Rádio
Vancouver
Canadá



Bom dia amigo Barata:


Não há dia que não pense nos vossos convívios,
nas mesas muito bem compostas, nas esplanadas cobertas com as latadas, etc.Um dia espero estar presente num desses convívios.Quando fui nomeado para a Guine, estava em Tancos há pouco tempo e fui chamado com mais 4 camaradas a formaçã,.penso que o capitão se chamava Goulart.
Ele disse para dois dos outros; tu e tu vão para Angola,
apontou para os outros dois e disse; tu e tu para Moçambique, Fez um compasso de espera e eu perguntei:
E eu Sr. Capitão? Tu vais para a Guiné.
Os 4 ainda iam a Paço de Arcos por umas semanas e não sabiam quando embarcavam, a mim disse, tu vais depois de amanhã.Foi assim com toda esta rapidez.

Para cá,(regresso) eu já tinha o passaporte assinado para vir de férias numa quarta-feira, mas chegou o Boeing 707 da Fap (Sábado),que era só para os paras e eu acabei por vir.Era o Ramalho que estava a controlar as coisas e como havia peso a mais, alguns pára-quedistas tiveram que ficar com as bagagens senão vinham sem elas.
Eu tive que deixar a minha que veio na quarta-feira seguinte no DC-6.
Fui buscá-la ao Aeroporto e o que se passou foi o seguinte:Era hora de almoço e tive que esperar que as secções abrissem, entretanto estava a conversar com o polícia na porta de armas, estava também um electricista civil,que tinha sido da Fap. Falava-mos em guerra, em armas e o policia tirou a pistola Walter, tirou o carregador, depois de dizer-mos que mesmo sabendo que estava descarregadaNão se
devia apontar para ninguém, ele distraiu-se e apontou para o canto da parede e puxou o gatilho, saiu uma bala que passou a minha frente a raspar-me a caraPois eu estava sentado em cima de uma mesa ao lado do electricista, se deve calcular, ficamo pois 3 sem pinga de sangue, passado uns instantes e que comentamos.
As férias continuaram mas com 20 dias de cama com paludismo, perdi 7 kilos.
Não me esqueço de tantos ratos e sapos que saltavam a minha frente, quando corri pela pista desde o aeroporto ate a secção de rádio para ir
buscar as minhas coisas.
Era 15 de Agosto e estava uma grande trovoada,
a água era tanta que esses bichinhos tinham que sair dos buracos.Tive a ajuda de alguns colegas que foram buscar o meu cartão a porta de armas, outro foi chamar o nosso condutor para me levar,(O Mesquita),Emprestaram-me champô e sabonete para o banho porque com a ansiedade não encontrei a chave do armário , tiveram que rebenta-lo, só depois e que a encontreiNo bolso pequeno das calcas, tudo em cerca de 30 a 40 minutos.
Vou mandar uma foto com o Braz pois alguém me perguntou se eu o conhecia.

Um abraço a todos.

João Henriques.




Legenda- O Braz e o terceiro da esq. e a seguir de pe,e o Fresco

Foto.João Henriques(diretos reservados)



Legenda- Em pe ,eu e o Regateiro a entrada do Hangar com o Fiat atraz.
Foto:João Henriques(direitos reservados)


Legenda:Eu testando o radio no All-III.
Foto:João Henriques(direitos reservados)



Legenda:Passeando fora da base e ao fundo estao 3 colegas.
Foto:João Henriques(direitos reservados)


Legenda:Eu convivendo com as crianças nativas.
Foto:João Henriques(direitos reservados)



Legenda: Eu,na marginal em Bissau.
Foto:João Henriques(direitos reservados)



Voos de Ligação:

Voo 1822 A Partida e o Regresso(1) - Carlos Nóbrega
Voo 1834 A Partida e o Regresso(2) - Jorge Mariano
Voo 1838 A Partida e o Regresso(3)- Jorge Narciso
Voo 1841 A Partida e o Regresso(4) - Fabricio Marcelino
Voo 1842 A Partida e o Regresso (5) - Gil Moutinho

VB.Pois certamente que esse dia irá chegar rápidamente para poderes desfrutar a alegria de reviveres o passado junto de nós.Cá te esperamos.