quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Voo 1979 ACERCA DA REVISTA "MAIS ALTO".




Américo Dimas
Esp.MARME "Lobo Mau"
Angola




Caro Major Victor Pinto
Li a sua mensagem (voo 1976) no blogue dos Especialistas da B.A.12, do qual sou participante e leitor assíduo, motivo pelo qual lhe escrevo este mail, no sentido de também lhe prestar a minha colaboração.
Curiosamente, sou coleccionador/ajuntador da referida revista, tendo reunido já umas dezenas de exemplares, ao longo de cerca de 30 anos.
Actualmente, porque trabalho em Angola desde há 4 anos, só quando me desloco a Portugal, aproveito para comprar os exemplares que encontro ainda disponíveis nas bancas.
Relativamente às questões que coloca na sua mensagem, tenho como opinião que, durante os anos da "guerra colonial" ou "guerra do ultramar", as referidas revistas não chegavam às unidades de molde a poderem ser lidas pelos militares, com a regularidade devida ou desejada.
Cumpri serviço militar na Base Aérea nº 12 em Bissau, Guiné, e não recordo de ver ou ler a revista "Mais Alto" na biblioteca ou nos clubes da base.

Também no mesmo período, na "Metrópole", assim era designado Portugal Continental nos anos '70, o aparecimento da revista nas unidades, não me parece ter tido uma distribuição em grande quantidade de exemplares, tal como, nas designadas "Províncias Ultramarinas", de então.
Actualmente e desde há uns anos a esta parte, o cenário é completamente diferente, aparecendo a revista com uma boa divulgação, mesmo disponível para a população civil.
Hoje em dia, é facil encontrarmos a revista nas bancas, tal como as outras revistas de especialidade.
É o meu contributo. Espero que a informação aqui prestada, lhe possa servir para aumentar a conclusão final desse seu estudo.
Com os melhores cumprimentos
Américo Dimas

Voos de Ligação: