terça-feira, 30 de novembro de 2010

Voo 2022 OBRIGADO COMPANHEIROS!




Victor Barata
Esp.Melec/Inst./Av.
Vouzela



Bom-Dia Companheiros.
Cada vez me sinto mais orgulhoso de ter pertencido, pertencer e continuar a pertencer à instituição FORÇA AÉREA.Na passada 6ªfeira,dia 26,por ter que me deslocar à nossa “Casa Mãe”,Base Aérea nº2,na Ota, aproveitei para concretizar dois ambicionados encontros que, embora distintos, encarava com alguma emoção.
O primeiro era reencontrar, ao fim de 38 anos, um companheiro que comigo compartilhou bons e maus momentos vividos por ocasião da guerra colonial na Guiné,o Samuel Girão, na altura 1ºSargº.MMA e chefe da linha da frente dos DO-27.O segundo seria conhecer o Cap.Pil.FERNANDO MOUTINHO, uma referência da aviação militar, que apenas conhecia através de foto e contacto via net.Ainda estava a passar Coimbra e já o Girão me ligava para saber onde estava, tal era a ânsia deste reencontro. São de facto momentos de grande expectativa os que se vivem quando se aproxima o contacto real, queremos sempre que a fisionomia seja aquela que conhecemos no outro tempo, mas…o PDI…corta-nos sempre as pernas.
Chegado a V.F.Xira, telefono-lhe e dou-lhe as minhas coordenadas que, como bom navegador que foi, faz a respectiva aproximação e acabo por recebe-lo passado poucos minutos. Grande abraço! Media 38 anos!!! Apresento-lhe o Carlos Ferreira, que me acompanhou nesta ida à Ota.Iríamos ter algum tempo para falar, mas, como o tempo era limitado, aproveito para telefonar ao Fernando Moutinho no sentido de lhe fornecer a minha posição, visto já me encontrar na área da sua jurisdição. Um piloto da FAP nunca perde as suas qualidades, estava de “alerta”,foi rápida a sua aterragem junto de nós.Caros Companheiros, um HOMEM com 79 anos( desculpa-me a denúncia…).milhares de horas de voo efectuadas nas mais diversas situações atmosféricas, muitas delas em teatro de guerra, nos mais diversificados tipo de aviões, ter a jovialidade e agilidade como ele?!...

Depois das habituais apresentações e como o tempo de que disponha era muito reduzido, formulei o convite para que fossemos almoçar todos juntos para assim poderemos falar mais um pouco durante a refeição. O Fernando não podia visto estar para sair com esposa, só o não fez antes face ao telefonema surpresa que lhe fiz. De imediato nos convidou para tomarmos um cafezinho em sua casa.
Aqui chegados, apresenta-nos a sua simpatiquíssima esposa que nos recebe com uma naturalidade de quem nos conhece à muitos anos.

Oferece-nos o referido café ou outra coisa, mas não havia tempo, o Fernando tinha uma visita guiada para nos proporcionar ao interior desta linda casa com uma vista magnifica para o estuário do Tejo,”sobrevoando” Alhandra.
Sala das Operações!


Vejo nos olhos do Fernando, o carinho com nos mostra uma ampla vitrina onde expõe religiosamente os modelos de aeronaves que pilotou (foram mesmo muitas!) e mais algumas, por si construídas.
Do outro lado da sala, diversa literatura cujo tema principal é, obviamente, a aviação militar. Mostra-nos orgulhosamente, e não é para menos, as suas cinco ou seis cadernetas de voo onde tem registadas as 7.825.45 h de que efectuou durante a sua vida de piloto nas mais diversas aeronaves.
Deu-nos um” briefing” sobre a sua passagem pela instituição que sempre adorou, mas que a partir de uma determinada data achou oportuno deixar.
O tempo passava e não dávamos pelas horas, tal era a nossa atenção para as palavras com que este nosso companheiro marcava este encontro, mas a partida era iminente ,tinha que ser.
Prometemos voltar outro dia com mais disponibilidade de tempo.
Obrigado Companheiro pelo facto de seres um dos obreiros da existência da família a que orgulhosamente pertencemos, a FORÇA AÉREA!

Dali saímos na companhia do Girão que iria almoçar connosco e teríamos mais tempo para recordar os nossos tempos de Guiné.
Este Companheiro conheci como 1ºSargº.,meu Chefe de Linha da Frente das DO 27 na BA 12. Chegou em 1972 ,eu já lá estava á um ano.
Um HOMEM de grande carácter, respeitador e respeitado, amigo do seu amigo, independentemente das marcas que ostentassem em cima dos ombros.
Consolidamos uma amizade muito grande que se reflectiu um ano depois de eu ter vindo da Guiné, e já na disponibilidade, foi procurar-me a minha casa onde confraternizamos.
As nossas vidas seguiram rumos diferentes, cada um partiu no trilho do seu caminho futuro que fez com que não mais nos encontrasse-mos.
Á cerca de dois meses recebo um telefonema perguntando-me se eu sabia com quem estava a falar.
- Não, não consigo definir a voz.
- Linha da Frente ,Guiné, não te diz nada?
Pensei um pouco e atirei um nome.
-Não, sou o Girão. Lembras-te de mim?
Nem me engasguei…
-Ó Girão, meu grande amigo, como me descobriste?!
-Através do Blog! (val a pena o esforço feito com este espaço…)
Pois bem, a partir dai ficou aprazado o nosso imediato encontro, que embora fossemos falando assiduamente por telefone,acabou por concretizar-se nesta 6ªfeira.
Durante o almoço em Alenquer, foi um recordar de outros companheiros, situações que vivemos, o que fazemos, etc.
Estava chegada a hora da despedida, não era que fosse desejável, mas havia compromissos oficiais a cumprir.
Obrigado Girão por seres um dos responsáveis pela minha conduta como homem ao longo da minha vida.
Brevemente nos encontraremos