sexta-feira, 4 de março de 2011

Voo 2185 O ACIDENTE DO FUR.MIL.PIL.FREDERICO VIDAL.



Santos Oliveira
2ºSargºMil.Ranger
V.N.Gaia



Caros Comandantes

Caro V.Briote

Pela data referida, o abate de um T6, nesta época, aconteceu pelo dia 21de Janeiro (e não Fevereiro como se refere) durante o desenrolar da Operação Tridente, na ilha do Cômo, e o Piloto foi identificado como o Alf Pité, que, infelizmente aí pereceu.
Não há conhecimento de ter havido outra queda de aeronaves durante aquela data e ou período.
Dar-se-á o caso coincidente, ou não, de ser esta a verdadeira identidade do piloto?
Não será um contributo muito válido mas é, pelo menos, o agitar das Memórias.

A todos o meu abraço

Santos Oliveira



Virginio Briote
Alf.Mil.Comando



Caro Santos Oliveira,

Com um abraço, reencaminho-te o esclarecimento que me foi prestado por fonte indiscutível.

v briote

Estava em execução uma missão de reconhecimento visual, na região de Catió/Cufar feita em DO-27 sem duplo comando, pilotado pelo Frederico que levava como observador o Alferes Pinto da Rocha.

Em determinada altura o avião foi atingido por fogo de terra tendo atingido o Frederico na cabeça causando-lhe, ao que tudo indicava, morte imediata.

O Alferes, sem comandos do seu lado, e sem conseguir remover o cadáver do seu lugar, pilotou o avião até à Base e aterrou com segurança sem causar qualquer dano à aeronave.

Foi uma situação que demorou cerca de 1 hora de pilotagem, com a mão esquerda, e sem acesso aos travões. Este piloto também já não está entre nós, tendo falecido numa missão de combate a um fogo florestal no verão de 1999.

O Furriel Vidal era de Cascais e encontra-se sepultado, em jazigo da família, no Cemitério dos Prazeres.

Claro que o In. não deu por nada e é por isso que nunca explorou o sucesso e dentro das nossas forças, só o pessoal da Base teve conhecimento.

Também voei DO-27 e por isso considero a actuação, do piloto observador (aquele que tinha por função orientar e registar os resultados do reconhecimento), como uma acção heróica e única. Todos nós "passámos por muitas" mas esta é realmente singular.

Malhas que o Império teceu e que felizmente nos Honram

Um abraço amigo do




Santos Oliveira
2ºSargºMil.Ranger
V.N.Gaia


Briote, meu Amigo

Obrigado por replicares.

O reencaminhamento desta tua informação esclarece e vem confirmar a NÃO QUEDA de qualquer outra Aeronave por aqueles tempos, até porque a situação criada se passou, apenas, no seu interior.

Confesso que a desconhecia.

Fiz uma meia dúzia de PCA’s e pressinto a dificuldade de do Alf Pinto da Rocha ter feito o seu regresso, em segurança precária, até á Pista da AB12 em Bissalanca ( depois BA12).

Um Herói com letra grande, mesmo defendendo a sua própria sobrevivência.

Abraço grande, do
Santos Oliveira

Voos de Ligação:

Voo 2179 – Quem esteve na BA 12 com o Vidal? – Virginio Briote

VB: Pois companheiros, embora estejamos a recolher mais elementos referentes a este acidente que vitimou mortalmente o nosso camarada, Fur.Mil.Pil. Frederico Manuel Machado Vidal na Guiné em 24.2.1964,queremos agradecer este vosso importante diálogo.