sexta-feira, 4 de março de 2011

Voo 2186 O VIDAL ERA UM BOM RAPAZ.




Fernando Moutinho
Cap.Piloto Aviador
Alhandra



Boa Tarde Victor

Ao consultar o Blog deparo com o Voo 2179 de Virgínio Briote a quem gostaria de responder mas, antes, congratulo-me com o teu comentário "a ficar operacional".
Boas notícias que espero a operacionalidade para breve.
"Em relação ao Voo 2179 gostaria de dizer que convivi com o Vidal na Guiné, entre Julho de 1963 e Fevereiro de 1965. Julgo que ele começou o destacamento mais tarde porque ficou na Guiné. Infelizmente.

Era um rapaz bem disposto, brincalhão e sempre pronto para mais uma missão. Infelizmente, era negligente com a sua segurança em voo. Durante a minha estadia foi atingido 2 vezes. Durante a Operação Tridente, na Ilha do Como, estava eu num DO-27, Posto de Comando Aéreo, voando a (*) 3.000 pés, sobrevoando a zona de operações acompanhando uma acção dos Fuzileiros quando surge o T-6 para dar apoio aéreo às forças no solo. Ao vê-lo disse-lhe para subir para uma altitude de segurança para evitar ser atingido. Respondeu-me algo como "não vale a pena"... Segundos depois foi atingido sendo obrigado a regressar em emergência à Base...Pensei em agir disciplinarmente mas, como era bom rapaz, tive uma conversa com ele fazendo-lhe ver que para além de ter posto a sua vida em perigo, deixou o pessoal em operações no solo sem o necessário apoio aéreo.
(**) Infelizmente, à segunda foi de vez. Pode crer que o lamento sinceramente. Gostava dele e ao ver a sua foto, estas recordações surgiram...



Segue outra foto, já publicada, no nosso Blog para aumentar o seu espólio.


Um abraço

Moutinho

(*) Acima desta altitude o fogo de armas ligeiras era inconsequente daí a segurança mas, operacionalmente, havia vantagens em missões semelhantes voar a essa altitude porque, para além de permitir uma boa visualização da área de operações, permitia iniciar de imediato uma descida em acções de fogo.

(**) Não conheço os pormenores do acidente porque tinha regressado à Metrópole uma semana antes. Fiquei bastante chocado. O Vidal era mesmo bom moço e bom companheirão.

Voos de Ligação:

Voo 2179 - Quem esteve na BA com o VIDAL? - Virginio Briote
Voo 2185 - O acidente do Fur.Mil.Pil. Frederico Vidal

VB. Mais um excelente contributo Fernando.
Muita coisa já se disse, e mais ainda virá, sobre o acidente do nosso camarada Frederico Vidal. Esperemos também pelo depoimento do seu irmão João Vidal, se estiver disponível para tal, que foi Piloto da nossa FAP e Comandante da TAP.