quarta-feira, 9 de março de 2011

Voo 2191 COMPANHEIROS,ACABOU DE ATERRAR O ALF.PILAV.REIS.


Lino Reis
Alf.Mil.Pilav

Companheiros,no dia 23 de Fevereiro recebemos deste nosso camarada, que esteve na BA 12 nos ALL III e nos DO-27,o seguinte mail:


Victor Barata

Parabéns pela vossa iniciativa.
Numa das fotos do AlII na corveta Jacinto Cândido está o Comandante de Esquadra na altura Cap. Pil. Av. Zúquete da Fonseca e penso que é o Ten. Pil. Tiago.
Vivemos momentos únicos.
O Lobo Mau voava.
Já passaram milhões de minutos desde 9 de Novembro de 1972 dia em ue embarquei de vez no DC-6.
A memória continua viva.
Um abraço a todos os que estiveram na B.A.12.

Lino Reis

No mesmo dia respondemos-lhe assim:

https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

Caro Companheiro Reis.
Embora tivesse colocado na linha da frente das DO 27( 71/73),recordo-me perfeitamente do Alf.Pilav Reis, pois para além de sermos poucos na Base, o que motivava maior convívio, a tabanca da linha das DO era encostada ao GO, local de onde saiam os pilotos para as missões. Recordo-te, sempre bem ataviado, com o teu lencinho ao pescoço e a máquina fotográfica ao ombro. Penso não estar errado?Amigo Reis, é para nós uma HONRA poder contar com a tua presença na Tertúlia "LINHA DA FRENTE".
É simples:
O nosso trato é por tu, somos da mesma família, FAP.
Terás de digitalizar e enviar-nos duas fotos, uma militar e outra actual.
A tua identificação postal, telm. e electrónica.
O teu posto (Alf.Mil.Pilav.),percurso militar e as tuas (muitas e interessantes) histórias vividas na vida militar, especialmente na BA 12.Vamos ficar ansiosos por te receber nesta BASE.
Um abraço.

Victor Barata

Dia 24 o Reis faz a sua segunda aterragem, em perfeitas condições, como era seu timbre, nesta base assim:

Victor Barata

Corpo di bó?

Acabei de me surpreender pela boa memória do Américo.
Então não é que fala dos voos que fizemos....
A minha Asahi Pentax Sptomatic não me largava nunca.
Ainda hoje funga 5 por 5.
Os voos com o Cardeal... (1)
As vezes que se arrancava com a bateria nas suas mensagens de Natal pelos aquartelamentos.
As evacuações da Zops... (2)
O ataque à B A 12...
Só me resta dar-lhe um abraço fortíssimo e sublinhar a excelente equipa que todos fazíamos naqueles tempos.
Mais não digo, mas todos podem imaginar o que sinto.
Ainda hoje guardo uma chávena do restaurante Pelicano, de boa memória.
Um abraço e muita saúde.

Lino Reis (indicativo Asterix).

(1) Indicativo do Com-Chefe, Gen. Spínola
(2) Evacuação na zona de operações


Dia 3 de Março,temos de novo o “Asterix” a aterrar,desta vez de DO 27:

Comandante

Recebi sem dúvida os mails.
Estou a fazer um RVIS(3) a algumas recordações que andam por aqui.
Como faço muitos DMOV(4) ainda não foi possível entrar na Linha da Frente.
Já não há mais AESC(5) nem ATAP(6) nem ATIR. (7)
Por vezes uns TASS (8) ocupam-me também.
Em breve darei sinais no 49.0.
Já agora info que em 1971 fui à B.A. 3 fazer o DO-27 por decisão do saudoso T.Cor Almeida Brito.
Após o curso voltei ao "paraíso da B.A. 12" para ver sempre no instrumento a mesma temperatura da cabeça dos cilindros que salvo erro era 243ºC ou lá perto.
Claro que até ao dia esperado de regresso ao Continente, inesquecível 9 de Novembro de 1972, efectuei missões no dito avião e no ALIII.
Até TESP(9) com o "Cardeal" me calhava no DO.
Em breve pedirei à Torre para aterrar na vossa base.
Para o pessoal dos zingarelhos e dos dorniers,

Um abraço e saúde.

Legenda: Acidente na placa de estacionamento das DO 27,motivado pelo disparo de um “Very Light” pelo Ten.Pilav. Marques
Foto: Victor Barata(direitos reservados)

Ps: Lembras-te do DO-27 que foi esturricado na placa em frente ao G.O. 1202 virado a nascente, pelo very light de um dos nossos ? A caneta não funcionava, não funcionava, mas de repente funcionou e zás catrapás. Lá foi um avião para o catano.
Onde estará o Jeep Willys azul fap que nos levava aos allouettes e que até fritava ovos no capot, graças ao sol daquela terra.

Reis.

VBAmigo Reis,é para nós uma grande alegria poder contar com a tua presença nesta tua unidade.Vamos então ficar a aguardar com ansiedade a tua entrada definitiva,para o que terás de preencher os restantes requisitos.:


(3) Reconhecimento Visual
(4) Diverso em Movimento
(5) Alerta em Escolta
(6) Ataque em Apoio Próximo
(7) Ataque Independente em Reconhecimento
(8) Transporte em Assistência(?)
(9) Transportes Especiais