sexta-feira, 11 de março de 2011

Voo 2194 SEJAS BEM VINDO,FERNANDO!





Fernando Santos
Sargº.Ajud. EABT



Olá Victor,
Bom Dia e votos para que estejas bem, assim como todos os teus.
Para começar gostaria de cumprimentar todos os camaradas e louvar os mentores deste site/ponto de encontro/avivador de memórias/onde a história se continua fazendo. Bem hajam.Escrevo-vos no sentido de tentar saber do contacto de um camarada nosso, chamado João Ferreira, mais conhecido pelo "Tocas" especialista de armamento e incorporado em 1959.Somos bons amigos e há vários anos que lhe perdi o rasto. Caso alguém saiba do paradeiro dele agradecia que me o transmitisse.
Obrigado pelo MTU para entrar nesta simpática tertúlia, onde podemos ter o prazer de recordar bons momentos e onde podemos ter noticias de camaradas nossos. Eu visito a página várias vezes e lá vejo algumas caras e nomes de velhos conhecidos...assim se faz a história que é a marca do tempo.”
Aqui junto envio algumas fotos que passo a enunciar:


100-2635 que até vai repetida porque não sei eliminar uma, é a minha mais recente com uma das minhas netas e uma das minhas relíquias com 2 rodas.


0001 fardados é a malta especialista do Destacamento 52 de Monte Real junto a um F-86. Este Destacamento ocorreu entre Jan63 e Abr63.


0001 à civil, é alguma da malta do mesmo destacamento no domingo de Pascoa de 63, num almoço no Grande Hotel ??? de Bissau, que se situava na marginal
Episódios marcantes, tirando aqueles que tiraram a vida a alguns dos nossos camaradas, sempre muito tristes e marcantes, conto um que deu alarido, até porque foi entendido como um acto politico/racista que foi um celebre encontro de futebol de salão entre a malta do destacamento e uma equipa de Bissau no campo ou da UDIB ou do Sporting, em que descambou em pancadaria meteu Policia e só o Comandante do destacamento, Major Moreira, com o seu fair-play conseguiu apaziguar e todos viemos em bom termo de regresso à Base. Diga-se em abono da verdade que este acontecimento se deveu essencialmente a provocações dos Cabo-Verdianos que não nos viam com bons olhos por causa do local estratégico onde estávamos hospedados, no Hotel da Madamme Chantré, mesmo em frente ao Liceu Bissaia Barreto onde todos os dias as meninas alunas se cruzavam connosco...e não só...
Outro episódio marcante, especialmente para mim, já durante a minha comissão também lá na Guiné, que foi entre Maio64 e Dez65, foi o avião DO-27 em que voava com o Com. Barbeitos de Sousa, com o Torres Gomes e o Felgueiras MMA, ter sido atingido em que ficamos todos parcialmente feridos com estilhaços da fuselagem, tendo eu sido o que fiquei pior com mais estilhaços, especialmente um maior que se alojou na perna esquerda o que me valeu um internamento no hospital da Força Aérea na Terra-Chã na Terceira, Açores, operado pelo célebre médico do pappilon vermelho, cirurgião Dr. Garrett e acompanhado pela dedicada S.ª enfermeira pára-quedista Rosa, com quem tenho algumas fotos tiradas lá no hospital, que um dia quando vocês organizarem de novo outro voo cultural/gustativo, e que terei muito gosto em estar presente, as levarei para lhe mostrar.Força e tentem manter esta BASE, porque eu acho que é um serviço que merece ser reconhecido e acarinhado.Por hoje é tudo um grande abraço pela tua dedicação a esta causa, se algo for preciso da minha parte também terei prazer em colaborar.
Obs: estás à vontade para trabalhares as fotos da forma que mais dê jeito para colocar no site. Eu era para cortar e enviar só a parte de cima da minha mais recente, mas os meus conhecimentos informáticos não o permitiram.
Um abraço
F. Santos
VB: Sejas Bem-Vindo a esta unidade Fernando!
É sempre com grande satisfação que recebemos os membros desta mui nobre família FAP que, por qualquer motivo, não nos encontrou mais cedo.
Queremos chamar a tua atenção para o facto dos requisitos para a tua admissão não estarem ainda completos, falta o teu contacto postal e telf.
Quanto ás fotos que nos envias-te, não conseguimos publicar algumas pelo facto de teres utilizado o programa PDF. Assim agradecemos que remetas as mesmas noutro programa.