Victor Barata
Esp.Melec/Inst.Av.
Vouzela
Companheiros,
Mais uma vez o nosso Companheiro Luís Graça, fundador de um, senão o mais importante, blog sobre a Guerra da Guiné,"Luís Graça & Camaradas da Guiné, a colocar em relevo a boa relação existente com os "Especialistas da BA 12".Na realidade, e como algumas vezes já o revelamos, a existência deste nosso espaço é fruto da excelente colaboração que o Luís, Carlos Vinhal, Ribeiro Magalhães, Virginio Briote, nos têm prestado, que embora com a humildade e amadorismo que norteado nesta Base, vamos conseguindo gerir o tráfego.
Bem-Haja, Companheiros.
Remeteram-nos este "voo",um ATAP, lhe lhes foi enviado pelo João Martins, neto de um camarada nosso, Fernando Ferreira Martins, Esp.MMA, pelo que é dado ler, foi um dos fundadores da mui nobre e digna esquadra "OS CANIBAIS".
Quem pode desvendar o "mistério" do João?
Vamos ficar à espera.
Guiné > Bissau > Bissalanca > AB2 (Aeródromo base nº 2) > 1964 (?) > O 1º Cabo MMA Fernando Ferreira Martins na messe (JM), edifício nº n1041
Guiné > Bissau > 1964 (?) > A "casa desconhecida", diz o João Martins... "Casa onde o meu avô possivelmente viveu"...
Guiné > Bissau > Bissalanca > AB2 (Aeródromo base nº 2) > 1964 (?) > O 1º Cabo MMA Fernando Ferreira Martins com mais 3 camaradas tendo como fundo aeronaves Douglas C-47A Dakota.
Guiné > Bissau > Bissalanca > AB2 (Aeródromo base nº 2) > 1964 (?) > Mais uma foto do nosso 1º Cabo MMA Martins na pista de aviação,junto à linha da frente dos North American T-G Harvard
Guiné > Bissau > Bissalanca > AB2 (Aeródromo base nº 2) > 1964 (?) > Capa da caderneta de voo do nosso 1º Cabo MMA
Guiné > Bissau > Bissalanca > AB2 (Aeródromo base nº 2) > Caderneta de voo > Março de 1964 > O último voo (registado) do 1º Cabo MMA Martins foi a 24 de Março de 1964, em Alouette, nº de matrícula 9206, como mecânico. Missão: local. Duração: 20 minutos. Total de tempo de voo: 256 h 35 m (como mecânico), mais 2h 10m como passageiro... Se este foi o seu último, o acidente de serviço que o vitimou terá sido em terra... Um ponto por esclarecer...
Guiné > Bissau > Bissalanca > AB2 (Aeródromo base nº 2) > 1964 (?) > Folha nº 18 da Caderneta de voo onde o Comandante do Agrupamento Operacional escreveu: "Encerra-se a presente caderneta em virtude de o seu titular ter falecido em serviço no dia 26 [e não 20] Março 64. O.S. n~73 de 27 de Março 64 do AB2. Quartel em Bissalanca, 20 de Maio 64. O Comandante do Agrup Operacional".
Guiné > Bissau (?) > Arredores > O 1~Cabo MMA Martins, na 2º fila, o primeiro a contar da direita para a esquerda, mais 3 camaradas, junto a um grupo da população local (mulheres e crianças)
Guiné > Bissau > 1964 (?) > Da direita para a esquerda, o Fernando Ferreira Martins mais os seus três amigos (cuja identidade se desconhece)...
Guiné > Bissau > 1964 (?) > O Fernando Ferreira Martins (o segundo a contar da direita para a esquerda) na Praça Honório Barreto (se não me engano...)
Guiné > Bissau (?) > Arredores > 1964 (?) > Da direita para a esquerda, o Fernando Ferreira Martins é o terceiro
Legendas: J.M. / L.G.
Fotos: © João Martins (2011). Todos os direitos reservados
1. Mensagem de João Martins,
Data - Terça-feira, 12 de Abril de 2011 11:32
Assunto - Fernando Martins - Bissau 64
Caro Luís Graça,
Espero que este email o encontre bem. Chamo-me João Martins e descobri o seu Blog através do meu pai, que já tinha navegado por alguns blogs sobre a Guiné em busca de mais informação.
O meu pai não esteve lá, mas o pai dele e meu avô - Fernando Ferreira Martins -, esteve Segundo os registos faleceu lá a 20 de Março 1964 num acidente com um Alouette, era mecânico da FAP.
Segundo percebi, toda esta situação foi um pouco "abafada", não se percebendo bem o que aconteceu. Na sua juventude, o meu pai procurou mais alguma informação mas nunca chegou a conseguir saber o que teria realmente acontecido.
Bem, talvez por ironia do destino, estou a concluir os meus estudos na área do pós-conflito e irei na próxima semana fazer investigação para o Bairro do Quelele, em Bissau (tentar perceber qual a evolução desde a guerra de 98/99). Como estou lá, tinha todo o gosto em conseguir pelo menos descobrir a casa onde o meu avô viveu, e possivelmente o local do acidente...Gostava de ir lá. Certamente, compreende o que digo.
Obviamente que todas e quaisquer informações adicionais que conseguisse descobrir seriam muito bem recebidas! Embora nunca tenham remexido muito no assunto, creio que tanto o meu pai como a minha avó ficariam muito contentes por poderem saber mais novidades.
Assim, vinha-lhe pedir ajuda. Tenho noção que provavelmente não me a conseguirá dar, mas tinha que tentar. Envio-lhe em anexo a digitalização da caderneta de voo, com as duas últimas páginas, que relatam os últimos voos e a notícia do falecimento (poderá reparar que o último voo é datado de dia 24 e o falecimento de dia 20 ...).
Envio também algumas fotos em que aparece o meu avô e outras em que aparece juntamente com 3 camaradas que aparecem sempre com ele em todas as fotos. Aparecem sempre os 4 juntos, não sei quem são, mas tenho a certeza que eram muito chegados.
Agradeço desde já a atenção dispensada.
Os melhores cumprimentos,
João
2. Comentário de L.G.:
Fico sensibilizado pelo seu gesto, não só por procurar conhecer melhor as circunstâncias em que morreu o seu avô, e nosso camarada, Fernando Ferreira Martins, mas também por vir "bater à porta" da nossa Tabanca Grande...
Além de publicar a sua mensagem e as fotos que nos mandou, iremos fazer um apelo,sobretudo aos nossos camaradas da Força Aérea, que integram a nossa Tabanca Grande bem como o blogue Especialistas da BA12 Guiné 65/74, fundado e superiormente dirigido por Victor Barata. Outra fonte importante é o portal UltramarTerraweb.
Ora, segundo a valiosa informação recolhida, analisada, sistematizada e divulgada pelo veterano J. C. Abreu dos Santos, sob a forma de ficheiro em pdf, datado de 1 de Fevereiro de 2010, relativo aos Militares Mortos em Serviços > FAP - Pilotos e especialistas > De 12 de Abril de 1959 a 14 de Novembro de 1975, disponível no portal Ultramar Terraweb, o seu avô era 1º Cabo MMA [Mecânico de Manutenção Aérea] e estava colocada no TO da Guiné, no AB2 [Aeródromo Base nº 2, em Bissalanca, que daria depois lugar à BA 12 - Base Aérea nº 12, em 1965]. Estava afecto aos Helicópteros Alouette III e morreu a 26/3/1964 [e não a 20], por acidente, ocorrido a "2km sul de Bissalanca" (sic)...
Sobre as circunstâncias do acidente, há a seguinte informação muito sucinta, telegráfica: "Caiu [o heli ?] a 1,5 m e rotor atingiu os ocupantes" (sic). Neste acidente morreu também o 2º Srgt MMA Alexandre Manuel Ramalho de Matos, natural de Estremoz. Se os dois eram "ocupantes", isso quererá dizer que o acidente ocorreu durante um voo... Mas, nesse caso, o que terá acontecido ao piloto ? E o que faziam dois mecânicos, um cabo e um sargento, no mesmo Alouette ?
No Blogue Especialistas da BA12 Guiné 65/74, não encontrei informação sobre este acidente nem sobre as duas (pelo menos) vítimas mortais. Vou pedir ao nosso camarada e amigo Victor Barata os seus bons ofícios para que divulge, no seu blogue, este poste, incluindo a sua mensagem e as fotos do seu avô ()e dos seus amigos e camaradas).
Desejo-lhe boa sorte para o seu trabalho de campo, em Bissau, no bairro de Quelelé (onde temos amigos). Tem aqui o mapa da ilha de Bissau, de 1949 (Escala 1/50000)... Claro que houve muitas mudanças depois disso, hoje Bissau está (quase) irreconhecível... Já agora diga-me qual é a sua formação académica de base: sociologia, antropologia, ciência política ?...
Receba um Alfa Bravo (ABraço) de todos nós, membros desta Tabanca Grande. E a propósito, fica convidado para se juntar esta comunidade de antigos combatentes (e amigos da Guiné) que partilham aqui histórias, memórias e afectos. Luís Graça
____________