segunda-feira, 25 de abril de 2011

Voo 2296 OS EX-COMBATENTES NOS EUA.




Américo Dimas
Esp.Marme “Lobo Mau”
Angola




Caro Victor

Já depois de ter arrumado da mala..., para a partida logo à noite, dei uma "olhadela" na net e encontrei este site que aborda o tema dos Veteranos militares, na U.S.A. .

Achei interessante porque dá para perceber a diferença de mentalidades e acções entre os responsáveis daquele país, comparativamente com os nossos.

Lembrando-me da intenção do nosso camarada Mexia e dos consequentes entraves manifestados por quem não está para chatices nem trabalhos, pensei em enviar-te a referência do referido site, para que possas lê-lo e passar a mensagem a todos os interessados (se é que já não têm conhecimento do dito...), inclusive ao Mexia.

Cordiais cumprimentos

Américo


Dia dos Veteranos honra aqueles que serviram nas Forças Armadas dos Estados Unidos


No Dia dos Veteranos, 11 de Novembro, os americanos honraram aqueles que lutaram por seu país ou serviram no exército.

Washington - 11 de Novembro é o Dia dos Veteranos nos Estados Unidos, e desfiles, cerimonias e homenagens aos veteranos ocorreram em cidades pequenas e grandes cidades em todo o país para homenagear aqueles que serviram nas forças armadas dos EUA.


"Os veteranos americanos merecem o nosso mais profundo apreço e respeito", disse o presidente Obama. "Os homens e mulheres que servem ao nosso país são os melhores e mais brilhantes, alistando-se em tempos de paz e de guerra, servindo com honra, nas circunstâncias mais difíceis e fazendo sacrifícios que muitos de nós não podemos imaginar." (Ver "Pronunciamento Presidencial no Dia dos Veteranos 2009.) (em inglês)

Este ano, como sempre, no anfiteatro do memorial construído em torno do
“Túmulo do Soldado Desconhecido”, no cemitério de Arlington, arredores de Washington, continuou a ser o ponto focal nacional para cerimonias do dia dos veteranos. As tradições estão bem estabelecidas: Uma guarda combinada representando todos os serviços das forças armadas realizam o "apresentar armas" no túmulo, o presidente deposita uma coroa de flores, e um corneteiro toca o "Taps" (toque militar que se usa nos funerais militares nos Estados Unidos).


Em 1958, dois norte-americanos mortos em guerra e não identificados, um da Segunda Guerra Mundial e outro da Guerra da Coreia, foram enterrados no cemitério de Arlington ao lado do Soldado Desconhecido da Primeira Guerra Mundial que havia sido enterrado lá em 1921. E em 1984, um soldado desconhecido da Guerra do Vietnã foi colocado ao lado deles. Eles simbolizam conjuntamente todos os americanos que deram suas vidas em todas as guerras. (Os restos do soldado desconhecido do Vietnã foram exumados em 1998, ele foi identificado através de testes de DNA e enterrado em outro cemitério. Desde então, a cripta permaneceu vazia.)

O Dia do Armistício se tornou o dia dos veteranos

A celebração anterior, mais focada no Dia do Armistício, comemorou o fim dos combates na Primeira Guerra Mundial sob o armistício implementado às 11 horas da manhã, do dia 11 de Novembro de 1918 - "a décima-primeira hora do décimo-primeiro dia do décimo-primeiro mês."

Apenas um ano mais tarde, o presidente Woodrow Wilson proclamou o primeiro Dia do Armistício, dando o tom característico para a celebração nos Estados Unidos nos anos seguintes. Ele disse que o feriado seria "cheio de orgulho solene pelo heroísmo dos que morreram em serviço do país e com a gratidão pela vitória, ambos devido a nossa libertação do mal e por causa da oportunidade que tem dado à América em demonstrar sua solidariedade para com a paz e a justiça nos conselhos das nações. "

A Mensagem de paz e solidariedade internacional do Dia do Armistício foi reiterado, quando o feriado recebeu formalmente o seu nome em 1926. O Congresso aprovou uma resolução pedindo ao presidente que ordenasse a exposição da bandeira em todos os edifícios públicos no dia 11 de Novembro, e convidasse os cidadãos "a observar o dia nas escolas e igrejas, ou em outros lugares adequados, com cerimonias apropriadas de relações amistosas com todos os outros povos. "

Mais adiante, em 1938, o Congresso designou que o Dia do Armistício se tornasse um feriado oficial, dedicado à causa da paz no mundo.

Mas a esperança de Wilson de que a I Guerra Mundial seria a "guerra que acabaria com a guerra" desmoronou em seguida, com o início dos combates na Europa. Os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial em 1941. Mais de 16 milhões de americanos participaram da segunda guerra, 407.000 morreram, mais de 292.000 em batalha.

Buscando prestar homenagem a esses 16 milhões, e aos outros que tinham servido a nação em qualquer de suas guerras, o Congresso e o presidente Dwight Eisenhower, em 1954, renomearam o 11 de Novembro como o Dia dos Veteranos. "Nesse dia vamos solenemente lembrar o sacrifício de todos aqueles que lutaram tão bravamente, no mar, no ar, e em terras estrangeiras para preservar o nosso património da liberdade", Eisenhower escreveu em sua primeira proclamação do Dia dos Veteranos ", e vamos nos reconsagrar a missão de promover uma paz duradoura, para que seus esforços não tenham sido em vão. "
O repórter Tom Brokaw(Televisão)chamou a atenção para o sacrifício dos veteranos da geração da Segunda Guerra Mundial em um livro de 1998, The Greatest Generation, no qual ele os coloca como "a maior geração já produzida por qualquer sociedade" No mesmo ano, o diretor Steven Spielberg retratou os soldados americanos na Europa, na Segunda Guerra Mundial, em seu filme O Resgate do Soldado Ryan, Clint Eastwood fez o mesmo para as tropas no Pacífico em 2006, em seu filme “Cartas de Iwo Jima” e “As Bandeiras de nossos Pais”.

Em Maio de 2004, os veteranos anciões, mas orgulhosos, assistiram a inauguração do Monumento Nacional à Segunda Guerra Mundial, na Esplanada Nacional em Washington, entre o Monumento a Lincoln e o Monumento a Washington.

Em 2007, um documentário de 15 horas, filmado por Ken Burns, intitulado “The War”, apresentou entrevistas com dezenas de veteranos da Segunda Guerra Mundial. Burns disse que tinha assumido o projeto em parte porque os veteranos da guerra estavam morrendo a um ritmo acelerado. "Doeu-me pensar que estávamos perdendo essas memórias", disse ele.

O Cemitério Nacional de Arlington é apenas um dos mais de 130 cemitérios nacionais em todo os Estados Unidos e Porto Rico, que contém quase 3 milhões de túmulos.

A Guerra da Coreia é comemorada com um monumento perto da Esplanada Nacional, composta por 19 estátuas de aço inoxidável, que representam um pelotão em patrulha. Mais de 54.000 soldados norte-americanos morreram nos três anos de conflito. O memorial foi dedicado em 1995.

O Monumento aos Veteranos do Vietnam, nos jardins da avenida Constituição, junto a galeria nacional - apresenta duas paredes de granito preto polido onde estão inscritos os nomes de mais de 58.000 membros do serviço norte-americano, mortos ou desaparecidos na Guerra do Vietnã. Os nomes de oito mulheres que morreram na Guerra do Vietnã estão incluídos na parede, que foi concluída em 1982. (Ver "Maya Ying Lin," um perfil da criadora do Monumento aos Veteranos do Vietnam.)

O Monumento às Mulheres que lutaram no Vietnã foi dedicado em 1993. Ele está localizado a poucos metros do monumento principal e dispõe de uma escultura que retrata três mulheres, incluindo uma que está cuidando de um soldado. Mais de 265.000 mulheres americanas serviram durante a Guerra do Vietnã.

"Ao homenagear as mulheres no serviço militar durante a era do Vietnã, o monumento às Mulheres no Vietnã abriu caminho para o reconhecimento das muitas mulheres que servem em nossas Forças Armadas hoje", disse Diane Carlson Evans, fundadora e presidente da Fundação do Memorial das Mulheres no Vietnã, que serviu como enfermeira do Exército na Guerra do Vietnã.

Hoje existem 23,2 milhões de veteranos nos Estados Unidos, de acordo com o escritório do Censo. Cerca de 657.000 veteranos morreram em 2008 - uma média de 1.800 por dia.

Para saber mais informações, consulte "Wartime Veterans' Memories na Biblioteca do Congresso" (em inglês) e apágina do Projeto História dos Veteranos da Biblioteca de História do Congresso (em inglês), que reúne relatos pessoais das experiências dos veteranos.

Consulte também "O Dia em Memória dos Americanos Mortos na Guerra " e do Departamento de Assuntos de Veteranos (em inglês).


Fonte:www.America.gov