domingo, 12 de junho de 2011

Voo 2369 58º ANIVERSÁRIO DA BASE AÉREA nº 6 - MONTIJO.


Companheiros,

Completa no dia 17 de Junho mais um aniversário, o 57º,uma das nossas Universidades da FAP,a Base Aérea nº 6,Montijo.
Certamente que para muitos de nós, foi aqui que tivemos alguma formação social e profissional que juntamente com a que adquirimos noutras espalhadas pelos diversos locais do País, incluindo as províncias ultramarinas, nos deram o “canudo” da vida.
Assim, apresentamos os nossos PARABÉNS à BA 6 na pessoa do seu Comandante Cor.Pilav.Rui Elvas.


58º ANIVERSÁRIO DA BASE AÉREA Nº 6
1954/2011

Breve Resenha Histórica:

A Base Aérea nº6 (BA6) está localizada na margem esquerda do rio Tejo (próximo da cidade do Montijo), em frente a Lisboa.
As origens da BA6 remontam a 2 de Janeiro de 1953, com a criação do Centro de Aviação Naval "Sacadura Cabral", operando primeiro os FLEET e GRUMAN anfíbios e, mais tarde, os HELLDIVER e HARVARD T-6.
Como consequência da reorganização da Aviação Militar Portuguesa, em que a Aviação Naval e a do Exército foram integradas na recém-formada Força Aérea, o Centro passou a designar-se por Base Aérea nº 6, em 12 de Junho de 1954.
Operou a partir de 1956 com o LOCKHEED PV-2 HARPOON, vocacionado para a luta anti-submarina, e mais tarde, em 1960, com o P2V5 NEPTUNO, melhor equipado para as missões de Patrulhamento Marítimo e de Busca e Salvamento.
No decurso da sua vida operacional, para além das aeronaves referidas, contou no seu acervo com aviões de transporte DOUGLAS DC-6, helicópteros ALOUETTE III, e de caças FIAT G-91.
Actualmente, a Base para o desempenho da sua missão conta com frotas de LOCKHEED C-130 HERCULES para a execução de missões de Transporte; de EADS C-295M para executar missões de Transporte, Vigilância Marítima e Busca e Salvamento; de Casa C-212 AVIOCAR; de FALCON 50 para Transporte de altas entidades; e de helicópteros EH-101 MERLIN para Transporte, Busca e Salvamento e Vigilância e Reconhecimento.
Nas instalações da BA6 funciona, também, o Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea, cujo objectivo é preparar o pessoal navegante para as técnicas de sobrevivência em terra e no mar, técnicas de fuga e evasão em território inimigo e treino de situações diversas, próximas da realidade, a que são sujeitos quando prisioneiros de guerra.
A Base Aérea do Montijo tem sabido preservar a herança honrosa das tradições ao longo da sua história.
O elevado potencial que actualmente representa e o querer dos homens e mulheres que nela servem são o garante do seu contributo para o prestígio da Força Aérea.

A Base Aérea nº 6 (BA6) tem por Missão:

a) Garantir a prontidão e emprego das unidades aéreas que lhe forem atribuídas;

b) Garantir a exploração dos serviços de aeródromo;

c) Garantir a segurança militar e a defesa imediata da Unidade;

d) Garantir o apoio logístico e administrativo ao Centro de Treino e Sobrevivência da Força Aérea;

e) Apoiar logisticamente a Esquadrilha de Helicópteros da Marinha, garantindo o apoio à actividade aérea e no âmbito da prevenção de acidentes;

Voo de Origem:

EMFA