terça-feira, 5 de julho de 2011

Voo 2401 56º ANIVERSÁRIO DO ACIDENTE AÉREO DA SERRA DO CARVALHO,1955.



AEFA- Associação de Especialistas da FAP
Núcleo de Coimbra




Companheiros,

Lembrar os pilotos que perderam a vida num acidente na Serra do Carvalho, num dos maiores acidentes da Força Aérea Portuguesa, é o objectivo da homenagem.

A partir das 11H00 de domingo,dia 10 de Julho, o acidente de que vitimou oito pilotos da Força Aérea Portuguesa (FAP), a 1 de Julho de 1955, volta a ser recordado. Numa homenagem que se realiza 56 anos depois, na Serra do Carvalho, em Vila Nova de Poiares, os pilotos que pereceram neste acidente – num Thunder Jet – F 84 G – voltam, como vem acontecendo nos últimos anos, a ser alvo de uma homenagem.
Cerca das 11H00 realiza-se uma missa campal, junto ao monumento erigido em homenagem às vítimas do acidente, e depois de depositada uma coroa de flores decorre um almoço-convívio. Procura-se assim manter viva a memória histórica do acidente ocorrido naquela serra, o mais trágico da FAP e também o maior do género a nível mundial.
O acidente aconteceu em 1955, por ocasião dos festejos do Dia da Aviação, quando oito dos doze aviões que compunham a formação comandada pelo Capitão Rangel Lima, chocaram em plena Serra do Carvalho.

O tenente António Albino Rocha Mós, os alferes Henrique Ferreira Pinto Howwell, Alfredo Fernandes Ventura Pinto, José Nobre Guerreiro Bispo, o Sargento Fernando da Silva Santos, e os furriéis Diniz Lopes Alves Martins, António Carvalho e Danilo Martins da Fonseca serão lembrados e recordados 55 anos depois. Na altura do acidente a esquadra era comandada pelo Capitão Rangel de Lima.
Agora, o tempo é de “homenagem”. Homenagem essa que no almoço de convívio junta muitas pessoas e aberta “a todos que pretendam participar”.
A inscrição ainda pode ser feita contactando José Gomes pelo telefone 96 406 14 97.