segunda-feira, 11 de julho de 2011

Voo 2402 HOMENAGEM AOS NOSSOS CAMARADAS PILOTOS FALECIDOS EM 1 DE JULHO DE 1955.






Augusto Ferreira

2ºSargº.Mil.Melec./Inst./Av.
Coimbra


SERRA DO CARVALHO-10 de Julho de 2011
Esta cerimónia teve, como vem sendo hábito há já alguns anos, a organização do Núcleo de Coimbra da AEFA, com a participação do CEMFA,da Câmara M. de V.N. Poiares e da população do Carvalho, que desde o primeiro dia acarinhou este acontecimento.
Caros companheiros e amigos, estivemos na Serra do Carvalho (bem próxima de Coimbra) a relembrar o fatídico acidente, que vitimou há 56 anos, oito jovens pilotos que voavam em formação, precisamente no dia de Aniversário da FAP e colidiram com esta Serra.
Costumam estar presentes, altos representantes da nossa FAP. Este ano tivemos o nosso General José Pinheiro- CEMFA à frente da delegação que oficializou esta homenagem.
Esteve também presente o Sr. Presidente Jaime Soares da Câmara M. de V. N. de Poiares que desde sempre apoiou esta cerimónia.
A missa campal é sempre o ponto mais alto deste dia. Celebrada sempre também com habitantes do Carvalho, que acabam por transmitir à missa um toque muito próprio, pois viveram com a mesma tristeza e intensidade, todos aqueles momentos do dia 1 de Julho de 1955.
No final fomos sobrevoados por quatro F16 da BA5-Monte Real, que nos tocaram os corações.
Depois da troca de lembranças, entre o CEMFA Sr. Gen. José Pinheiro e o Presidente do Núcleo de Coimbra da AEFA Sr. José Gomes, seguiu-se um Almoço Convívio com a população do Carvalho e Especialistas do Núcleo de Coimbra da AEFA, que terminou ao final da tarde.
Seguem algumas fotos do acontecimento.




Legenda: Foto frontal da assembleia que assistiu á Eucaristia.
Legenda:Momento da celebração da Santa Eucaristia.
Legenda: Foto frontal da assembleia que assistiu á Eucaristia
Legenda: Momento alto da cerimónia,este em que é prestada a homenagem aos nossos camaradas ali falecidos. Aqui as entidades que presidiram à cerimónia,da esqª/dirª.José Gomes,Pres.Núcleo de Coimbra da AEFA,Gen.Pilav.José Pinheiro,Chefe Estado Maior da Força Aérea e Jaime Soares,Presidente da C.M.Poiares.
Legenda: Aqui o momento em que ,sobe o olhar atento do Pres.C.M.Poiares,O Pres.do Núcleo de Coimbra da AEFA entrega uma lembrança ao Gen.Pilav.José Pinheiro,CEMFA.
Legenda: Em retribuição,e ainda sobe o olhar do edil de Poiares,o Gen.Pilav.José Pinheiro,CEMFA,retribui ao Pres.do Núcleo de Coimbra da AEFA uma lembrança que marca o evento.
Legenda: Por último o aspecto geral do local onde foi servida refeição de almoço.

Um grande abraço para todos os Zés Especiais e amigos da nossa Linha da frente.
Augusto Ferreira