segunda-feira, 25 de julho de 2011

Voo 2413 A AMBIENTAÇÃO DE UM PILOTO DE JACTOS À GUERRA NA GUINÉ 1962 (II)





Fernando Moutinho
Cap.Pil.Av.
Alhandra




Tudo bem Victor? Espero que sim.
No texto anterior divaguei um pouco sobre o ambiente dito civil da estadia em Bissau.
Hoje vou relatar as minhas actividades militares.

1º Período

A 3 de Maio de 1962, 4 pilotos de Monte Real, embarcamos em Lisboa, no DC-6 6305 para o Sal e no dia seguinte aterramos em Bissau.
Mas, só no dia 11 de Maio fiz o meu primeiro voo em F-86, em Voo de Reconhecimento armado e Navegação Alta durante 1:40 h.
No dia seguinte fomos presenteados com uma viagem em C-47, um périplo a Cabo Verde com o itinerário seguinte: Bissau/Sal/Santiago (pernoita)/S. Vicente (pernoita)/Boavista/Sal (pernoita)/Bissau.
Excelente e educativa viagem que nos ajudou a conhecer novas gentes e novos locais.
Fui lá mais vezes mas, esta viagem, marcou-me...
A partir de 18 de Maio e até 26 de Julho comecei a voar com regularidade, sempre em F-86, tendo efectuado 27 saídas no total de 44:50 de missões variadas mas, substancialmente: Navegação, Tiro simulado (Bombardeamento, Foguetes, Metralhamento), etc.
O regresso a Lisboa foi a 1 de Agosto mas em C-54D, o saudosos Skymaster.

2º Período

Fui para Bissau nos primeiros dias de Julho de 1963, tendo regressado a 13 de Fevereiro de 1965.
Seria fastidioso estar a relatar passo a passo as minhas actividades mas irei sintetizar referindo as aeronaves.

-Um voo em T-6 2:00 h
-74 saídas em DO-27 com 154:55 h, com missões variadas: Reconhecimento, PCA (Posto Comando Aéreo), Evacuações e alguns Transportes.
-Broussard com 18 saídas com 46:40 h. Transportes especiais ( VIP). (Entretanto, acidentaram-no)
-Auster - 9:20 h em saídas, regra geral em Transporte e Ligação.
-No F-86F efectuei 63 saídas com 80:35 h. Foram retirados por imposição da NATO, em Outubro de 1964.
Com excepção de poucos voos todos os restantes foram efectuados na execução de missões bélicas. Não havia Strella mas já havia anti-aérea.
Com a falta do Broussard e do Sabre passei a voar de C-47 onde acabei por efectuar 138:05 h.

Nesta comissão efectuei 408 horas de voo.

Quase a meio da Comissão fui nomeado para as Operações, Informações e Logística da Zona Aérea mas, "implorei" que me deixassem efectuar missões.
Felizmente atenderam ao meu pedido tendo conseguido conciliar as funções. Devo dizer que a estadia na Zona Aérea, enriqueceu a minha experiência até, porque, a minha área principal eram as Informações, local privilegiado para acompanhar em profundidade tudo o que se passava. E a sala de Informações da Zona, em "briefing", quase diários, era o local de encontro dos principais responsáveis militares.
Aqui vai um boneco de parte dessa Sala


Companheiros, desculpem-me o excesso de "ego" mas senti-me realizado o que não deixa de ser uma boa desculpa.
Victor, não sei se isto deva ser publicado. Compreenderei se o não fizeres. Deve ser uma seca para a maioria dos nossos amigos.

Um abraço

Moutinho

Voos de Ligação:

Voo 2406 – A ambientação de um piloto de jactos à guerra na Guiné em 1962 (I) – Fernando Moutinho.

VB.Olá Fernando,cá estou de novo na Base.
Como já deves ter lido, encerramos para descanso das “máquinas”,o que originou uma paragem de cerca de 8 dias.
Bom recomeça-mos e aqui temos mais um excelente “voo” do um Falcão.
Que melhor pudemos crer?