Cristiano Valdemar
Esp.MMA
Sobreda da Caparica
Olá Victor e restante tripulação
Sobre o Voo 2412 e nos factos (fatos) que se pretende apurar nada poderei dizer visto em 68 ainda andar pela Ota.
Posso sim fazer uma correcção é que o fogachal IN de 9 de Junho 71 não foi em Bissalanca mas sim Bissau, que não são a mesma coisa. Eu cheguei á Guiné a 28 Maio de 71 (fez 40 anos no dia do almoço organizado pelo meu amigo Areal),esse ataque só causou danos ao Gêba pois deve ter assustado os peixinhos.Houve sim um ataque a Bissalanca BA12 não sei precisar a data mas talvez 72.
Há uma curiosidade desse dia, quando cheguei a BA12 passados alguns dias ouvi dizer que por vezes eram feitos simulacros de ataque á base, quando a sirene toca todo pessoal vai até ás valetas, eu julgando que era mais uma cena para preparar o pessoal, fui calmamente até lá quando cheguei já não havia lugar resolvi ir para o quarto novamente.
Foi um ataque de RPG7 feito a partir do final da pista lado da torre de controle, foram deixadas as rampas e os engraçadinhos fugiram de táxi para Bissau, na altura lembro-me de se dizer que foram interceptados por um Heli Allouet III, eu vi aterrar esse heli.
Um abraço e talvez até á BA6
Cristiano Simões
Voos de Ligação:
Voo 2412 Fogachal IN sobre Bissalanca,13 de Novº.68.Quem se lembra? - A.J.Abreu dos Santos
Voo 2414 Ataque à Base Aéreanº12 – António Dâmaso
VB: Efectivamente também me lembro e confirmo a tua versão sobre o ataque à base em 72 que também não sei precisar a data exacta.
Vinha do clube de especialistas, onde tinha ido comprar uns bolos e leite com chocolate, que era habitual no meu quarto, todos os dias um de nós estava de serviço ás compras,e vi o “fogachal” no ar. Ainda hoje estou para saber o que foi feito das compras.