Augusto Ferreira
2º Sargº.Mil.Melec/Inst./Av.
Coimbra
Hoje tomei a liberdade, de publicar um artigo bastante interessante, que encontrei no blog “Sala das Máquinas “, que penso que é do nosso amigo Mike Silva que diz o seguinte:
Este aparelho outrora pertencente à Força Aérea Portuguesa está disponível para vôos turísticos no museu aeronáutico de Duxford, em Inglaterra. É o original 1747 que pertenceu originalmente à USAF e esteve colocado em Tancos como aeronave de treino.
Os vôos têm a duração de 20 minutos ou meia-hora, e pode tomar os comandos da aeronave, mesmo não tendo qualquer experiência prévia . Este é um dos poucos "Harvard" disponíveis no Mundo para voar, e ainda por cima um que ostenta as cores da nossa Força Aérea. O mais perto que o comum dos mortais pode chegar de experimentar a sensação de pilotar um avião de combate clássico com historial que vem desde a Segunda Guerra Mundial. Equipado com um motor radial Pratt&Whitneyde-600cavalos.
As imagens que eu envio, fazem parte de uma revista inglesa de aviação militar, que possuo e que data de Junho de 2000. Altura em que os ingleses iniciaram a restauração do nosso velhinho T6. E que bonito ficou…
Achei graça à coincidência da notícia e resolvi anexar, as imagens que tinha, ao texto do Mike Silva, para os que pilotaram e trabalharam, das mais diversas formas com estas “máquinas, possam matar saudades daqueles tempos.
Termino enviando o habitual abraço, para todos os Zés Especiais e amigos da nossa Linha da Frente.
Augusto Ferreira
VB: Esta aeronave foi das mais emblemáticas e úteis da Força Aérea Portuguesa no período da Guerra de África.