segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Voo 2424 GUINÉ...




Fernando Moutinho
Cap.Pil.Av.
Alhandra



Boa tarde Victor.

Não resisto a contar-te algo que se passou ontem e que poderia denominar "A Guiné e o seu feitiço"
Porque este título? Após muita leitura de factos e opiniões sucedidos no período do Ex-Ultramar, a Guiné aparece quase sempre envolta num saudosismo muito especial. Os ex.combatentes sentiram o seu efeito.
Como é possível que, uma terra com um clima horrível e enormes deficiências conseguiu que todos os que lá serviram adquirissem "um espírito solidário cimentado em fortes amizades. Não encontro este sentimento em outro lugar...
Eis o facto de ontem...
Fui ao meu barbeiro fazer um corte de cabelo. Era o único cliente... Conversamos, como não podia deixar de ser: futebol e política...
Estou a sair da cadeira quando aparece outro cliente - rapaz perto dos 70 anos.
Bem disposto desata a falar e menciona Bissau. Deixei-o acabar o que dizia para lhe perguntar se foi militar e se lá esteve. Foi um show. Foi com prazer que fiquei até ao fim do seu corte de cabelo.



Legenda: Vista aérea de Cuntima.

O "rapaz" foi condutor na área de Cuntima e arredores. Mas, o essencial é que o período que lá passou coincidiu com o meu e, mais: estivemos juntos na célebre Operação Tridente na Ilha do Como. Falou-me que conheceu o Cor Cavaleiro (comandante das forças no terreno) o Alpoim Calvão, Cmt dum Destacamento de Fuzileiros, colaborou na recolha dos restos do T-6 abatido, etc. etc. Foi uma conversa que se prolongou pela Rua.
Interessantíssimo.
Mais tarde ao reflectir sobre o sucedido, o que mais me impressionou foi a satisfação com que nós desfiamos as nossas recordações.
Assim se compreende o título "A Guiné e o seu feitiço"

Um abraço por me aturares

Moutinho