quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Voo 2427 PARABÉNS FERNANDO!


PARABÉNS FERNANDO!





Companheiros.

Hoje dia 3 de Agosto faz precisamente 80 anos que nasceu,em Nogueira,concelho da Maia um HOMEM que viria a ser um lendário Piloto da Aviação Militar como podemos constatar:







-Curso de Pilotagem terminado e brevetado em fins de Dezembro de 1952 e

promovido a 1º Cabo. Allen reprovou.

-Primeiros dias de Janeiro de 1953 fui colocado na B.A.2 – Ota, na

-Esquadra 10 onde voei no F-47D Thunderbolt.

-Promovido a Furriel em Abril do mesmo ano.

-Colocado na Esquadra 21 (F-84G – Thunderjet) em Abril de 1954 onde me

mantive até passar para a Esquadra 50 que pouco depois foi renomeada

-Esq 51 (F-86F – Sabre) em Agosto de 1958. Neste período fui promovido

a 2º Sarg. em Janeiro de 1956 e a 1º Sarg. em Janeiro de 1958.

-Em Dezembro de 1959 fui colocado na Base Aérea 5, em Monte Real,

aquando da transferência da Esquadra 51 para esta Base.

-Promovido a Sarg. Ajudante em Janeiro de 1960.

-Em Outubro desse ano rumei para a Águeda tirar o 1º ano do Curso de

Oficiais. Em Julho de 1961 colocado na B. A. 1, em Sintra, para o 2º

ano do Curso (Pilotos Navegadores) tendo terminado o Curso nesse ano e

promovido a Alferes em 22/12/61.

-Volto a Monte Real em Fevereiro de 1962 para a Esquadra 51. Em Maio fui enviado para a Guiné, por 3 meses, para render outros

pilotos, no Destacamento do F-86F.

-Nos primeiros dias de Julho de 1963 fui colocado na Guiné para uma

comissão normal que terminou em Fevereiro de 1965.

-Promovido a Tenente em 1/12/63.

-Em Março, Abril e Maio desse ano, frequentei, em Sintra, o Curso de

Capitães, regressando à B.A. 5 onde me mantive até fins de Setembro

1966.

-Neste ano fui colocado na B.A. 9, em Luanda, até Outubro de 1972.

-Nesse ínterim fui promovido a Capitão em 31/5/68.

-Em Outubro de 1972 fui colocado nas OGMA na qualidade de piloto na

-Secção de Ensaios.

-Em Fevereiro de 1975 sou reenviado para a B.A. 9 para reforçar a Esq

92 na missão de evacuação das populações.

-Nas vésperas da Independência de Angola precisamente, a 2 de Novembro,

descolo de Luanda trazendo o último Nord Atlas. Fiquei colocado na

B.A. 3, em Tancos mas, não satisfeito, em Outubro desse ano consegui

ser colocado na Ota onde decidi passar à reserva a partir de 1 de

Março de 1957.

Só uma particularidade – durante a minha vida activa nunca deixei de

cumprir os mínimos mesmo na frequência de cursos.

Quando passei à reserva tinha efectuado 7.825:45 horas de voo

pilotando 20 aeronaves diferentes.




Gostaria de ter capacidade literária para poder fazer-lhe um elogio merecido, mas apesar de não possuir esses dotes, sei que ele também o não queria.
Em meu nome pessoal e de toda a Tertúlia,siceros parabéns e um dia muito feliz na companhia da família.

Esperamos por ti na aterragem na pista 81!